Sport Clube Rio Tinto tem pleno de vitórias na Divisão de Elite e e procura ser o mais eclético possível no futebol.
Corpo do artigo
Ainda estamos no início, mas o arranque fulminante do Sport Clube Rio Tinto na Série 1 da Divisão de Elite, da A. F. Porto, não deixa dúvidas de que poderá ser um sério candidato à subida no final da temporada. Isto num clube onde o futebol feminino é um sério investimento e está a dar cartas.
Com três vitórias, em outros tantos jogos, e um registo de golos bastante positivo (8-0), a época não podia ter começado melhor, mas ainda não é tempo para euforias. Este é o terceiro ano de um projeto que sonha devolver o clube de Rio Tinto, em Gondomar, ao Campeonato de Portugal. "No primeiro ano do mister Vítor Oliveira só vencemos à sétima jornada. Como este é um projeto de continuidade - e tínhamos operado uma revolução no plantel - insistimos que o treinador era a solução certa", começa por explicar Joel Alves, que no futebol já cumpriu todas as funções: foi jogador, treinador, diretor-desportivo e agora é o presidente.
Na época transata o Sport Clube Rio Tinto já esteve muito perto de atingir o apuramento de campeão da Elite e, por isso, existe a crença de que tudo está a ir no caminho certo. "O objetivo é sempre fazer melhor do que na temporada passada. A procissão ainda vai no adro. A equipa está mais competitiva, mas ainda há muito por onde evoluir", assegura o técnico, Vítor Oliveira, que recusa histerismos pelo respeito à "muita qualidade" da divisão.
Se os seniores masculinos estão a ir de vento em popa, há outro departamento do clube que tem apresentado resultados brilhantes. No futebol feminino, que este ano passará a ter todos os escalões com a criação da equipa sénior, o Sport Clube Rio Tinto é o clube com mais atletas registadas na A. F. Porto (117) e tem-se destacado na formação, pois além de ter conquistado campeonatos distritais também já possui internacionais jovens - três em sub-15 e outras tantas em sub-16. A aposta no futebol feminino tem sido tão proveitosa, ao ponto de ter garantido o primeiro título nacional do clube, com a conquista da Taça sub-15, na temporada passada. Para Joel Alves, só há um segredo para este crescimento, transversal ao universo do Sport Clube Rio Tinto: "A organização é fundamental. Queremos crescer internamente, a todos os níveis, porque depois os resultados aparecem".