Com a divulgação dos 26 eleitos de Fernando Santos para representar Portugal no torneio do Catar ficaram de fora 29 jogadores da lista inicial de 55 pré-convocados, três dos quais escapam à toada de consenso generalizado que tem pautado a análise às opções do selecionador: Renato Sanches, Gonçalo Guedes e Mário Rui.
Corpo do artigo
Renato Sanches, campeão da Europa de seleções em 2016, é uma das ausências mais sonantes, na lista final de 26 futebolistas, divulgada, nesta quinta-feira, pelo selecionador português, Fernando Santos, tendo em vista a participação de Portugal, na fase final do Mundial'2022, que decorrerá no Catar, a partir do próximo dia 20.
O médio do PSG, de 25 anos e que soma 32 internacionalizações e três golos por Portugal, não foi incluído na lista final de 26 futebolistas. Em parte devido a problemas físicos há praticamente um ano que o antigo jogador do Benfica não joga pelas quinas. A última partida que disputou foi a 14 de novembro de 2021, em jogo de qualificação para o Mundial, que Portugal perdeu (1-2) com a Sérvia e por isso foi obrigado a ir ao play-off. Renato marcou o golo luso, mas entretanto falhou os oito jogos seguintes da equipa portuguesa.
Numa época em que se mudou do Lille para o PSG, mantendo-se assim a jogar em França, Renato Sanches acumula 12 jogos, 426 minutos e um golo, nos registos pelo emblema parisiense.
Se as opções de Fernando Santos para o meio-campo foram outras, também no lado esquerdo defensivo é de realçar a ausência de Mário Rui. O lateral, de 31 anos e com 12 internacionalizações por Portugal, em sido aposta frequente do Nápoles, líder destacado da Serie A, acumulando, nesta época, 14 jogos e 1205 minutos de utilização, sendo de frisar já ter feito sete assistências para golo. O defesa natural de Sines, em termos de grandes competições, continua a registar apenas a presença no Mundial 2018, prova onde nunca foi utilizado.
Para o Catar, neste caso, Fernando Santos chamou Raphel Guerreiro (56 internacionalizações) e Nuno Mendes (16), dupla que já tinha sido eleita para a fase final do Euro'2020, disputada em 2021.
Herói na conquista portuguesa da primeira edição da Liga das Nações (2019), prova em foi o autor do golo luso na final frente aos Países Baixos (1-0), Gonçalo Guedes é outro dos excluídos do Catar que mais tem dado que falar.
Em comparação com Gonçalo Ramos (Benfica), que ainda não é internacional A e está na convocatória, Gonçalo Guedes tem mais experiência, registando 32 jogos e sete golos por Portugal, o mais relevante dos quais na citada final com os neerlandeses.
Em 2022/23 Guedes acumula 16 jogos e 857 minutos pelo Wolverhampton, isto após ter estado cinco anos no Valência. Já marcou dois golos e tem ainda uma assistência.