António Silva, defesa central do Benfica de 19 anos, estreia-se nas convocatórias de Fernando Santos e é a grande novidade na seleção portuguesa mais jovem de sempre a marcar presença num Campeonato do Mundo.
Corpo do artigo
A equipa das quinas tem uma média de idades de 26,8 anos e supera o registo conseguido há cinco décadas, quando os magriços conquistaram o terceiro lugar no Mundial 1966 com uma média de idades de 27 anos. Num grupo com os veteranos Pepe (recuperado de lesão) e Cristiano Ronaldo, o selecionador injetou sangue novo com Gonçalo Ramos, Rafael Leão e Vitinha, jogadores que não estiveram no Euro 2020.
Para baixar a média de idades também muito contribuiu a chamada de apenas quatro jogadores com mais de 30 anos, Danilo, Rui Patrício, Pepe e Ronaldo, num lote em que muitos dos eleitos têm menos de 24 anos, como, por exemplo, Diogo Costa, Nuno Mendes, Diogo Dalot e João Félix. Por seu turno, Renato Sanches e Gonçalo Guedes, que eram hipóteses, foram preteridos.
15338453
Pouco tempo depois do anúncio oficial, António Silva mostrou-se surpreendido, mas satisfeito pela chamada. "Acima de tudo, é um sentimento de orgulho, porque era algo que eu não esperava e estou muito feliz por ter sido selecionado. Claramente que estou surpreso, porque sendo a primeira convocatória era algo que não estava à espera", revelou. Outra das surpresas da convocatória é a presença de Gonçalo Ramos, avançado das águias, que nunca atuou pela seleção principal, apesar de já ter sido chamado uma vez.
Além da questão da juventude também salta à vista a ausência de jogadores do Sporting desta convocatória. Pela primeira vez, os leões não terão nenhum representante numa fase final de uma grande prova de seleções num grupo dominado por seis clubes: F. C. Porto, Benfica, Manchester City, Manchester United, Wolverhampton e Paris Saint-Germain, todas com três jogadores.
Após o anúncio da convocatória, o selecionador Fernando Santos vincou que a seleção portuguesa está preparada para o Mundial 2022. "Tenho a certeza que Ronaldo e todos vêm com uma fome enorme de tornar Portugal campeão do Mundo", explicou o treinador. Na segunda-feira a equipa das quinas começa a preparar o Mundial e na quinta-feira realiza um amigável com a Nigéria, em Alvalade. No Catar, estreia-se frente ao Gana, no dia 24.
Logo após o anúncio de Fernando Santos, Ronaldo reagiu à convocatória nas redes sociais. "Uma vez mais, prontos para elevar bem alto o nome de Portugal! São 26 os nomes na lista do míster Fernando Santos, mas estamos todos convocados! Força Portugal!", escreveu Cristiano Ronaldo, que vai participar no quinto Mundial da carreira.
