
Palhinha pressionado por Lincoln, que causou problemas ao Sporting sempre que teve a bola nos pés
Eduardo Resendes/Global Imagens
Sem Rúben Amorim no banco, o Sporting saiu derrotado dos Açores por 3-2, num jogo onde a defesa leonina abanou e foi uma sombra do que costuma apresentar.
O sonho da 12.ª vitória consecutiva do Sporting no campeonato afundou no meio do Atlântico, com o Santa Clara a travar o campeão nacional que nunca esteve confortável em campo, especialmente sem bola, com o setor defensivo muito intranquilo e sem a presença do mestre Rúben Amorim para definir a batuta a partir do banco. Os leões perdem internamente pela primeira vez esta temporada e são derrotados pelos açorianos pela primeira vez na história.
14471672
Com uma linha média a defender bem a largura, os açorianos apresentaram ainda uma pressão forte na construção verde e branca e obrigaram o Sporting a socorrer-se do jogo longo, onde foi facilmente batido e, por isso, só através de um tiro de longe de Palhinha aos 10 minutos encontrou o caminho do golo. Os de São Miguel não desarmaram e através de lances de combinação dos quatro da frente encontraram o espaço que o leão concedia. Após erro de leitura de Esgaio, empataram por Jean Patric. 1-1 ao intervalo.
Na segunda parte, Pedro Gonçalves recuou e juntou-se aos médios, onde teve espaço e lançou um cruzamento delicioso para um belo golo de Pablo Sarabia, aos 50 minutos. A vantagem durou um minuto. O lado direito do Sporting voltou a colapsar e Lincoln apareceu para responder a um cruzamento atrasado que apanhou toda a defesa de Alvalade aos papéis, situação recorrente no encontro.
Coates começou a juntar-se ao ataque para servir de segundo ponta de lança, revelando, em parte, o problema de soluções ofensivas do Sporting, que, a partir desse momento, só procurou cruzamentos para a área, mas sem criar perigo. O Santa Clara procurava o erro e... Esgaio voltou a errar. Lincoln fez tudo bem após ganhar a bola e descobriu Ricardinho, que fuzilou Adán. Paulinho ainda teve o empate nos pés, mas atirou para a bancada.
O Sporting entra em 2022 a perder e tem a liderança do campeonato em perigo. Falta agora o F.C. Porto.
