As atletas portuguesas Sara Moreira e Jéssica Augusto desistiram este domingo da maratona feminina dos Jogos Olímpicos Rio2016.
Corpo do artigo
A maratona dos Jogos Olímpicos Rio2012 foi "madrasta" para Portugal, com Sara Moreira e Jéssica Augusto a desistirem por lesão e deixarem todo o protagonismo a Dulce Félix, que melhorou o resultado de Londres2012.
Sara Moreira, campeã da Europa da meia-maratona, abandonou a prova pouco depois da passagem dos seis quilómetros.
5338664
Jéssica Augusto, sétima em Londres2012 e a maior figura do trio de maratonistas portuguesas inscritas, não ultrapassou os 20 quilómetros.
Prosseguiu em prova Dulce Félix, que cortou a meta em 16.º lugar, a 6.35 minutos da vencedora. Aos 33 anos, a atleta vimaranense melhorou o resultado de Londres2012, onde foi 21.ª na sua estreia olímpica.
A queniana Jemima Jelagat Sumgong venceu a maratona feminina em 2:24.04.
Sara Moreira ressentiu-se de lesão na perna
Sara Moreira assumiu que se ressentiu da lesão no trocânter da perna direita no decurso da maratona, mas rejeitou que não estivesse em condições de alinhar na prova.
A partir daquele momento foi tentar gerir a dor
"Senti uma dor por volta dos dois quilómetros. Há um movimento no grupo, um movimento que eu fiz para me desviar de uma adversária e apoiei o pé com bastante força, o pé direito. Senti a dor que me tinha condicionado, como assumi, durante uma semana. E a partir daquele momento foi tentar gerir a dor e perceber até que ponto a dor me permitiria correr", começou por relatar.
Por volta dos cinco quilómetros, quando apanhou o abastecimento, Sara Moreira sentia-se bem, mas a dor no trocânter da perna direita [parte superior do fémur] estava cada vez pior. "Acabei com uma bolha enorme no pé porque estava a defender-me, não apoiando tanto o pé. Não foi pela bolha que desisti, mas pela dor que ia a sentir", disse.
Jéssica Augusto não se sentiu bem
Não estava nos meus dias, não me senti bem durante a corrida e acabei por desistir
"Foi uma dor que me apareceu no último treino em Portugal, quando cheguei aqui fui vista pelo médico, fiz um exame. Era um pequeno edema no grande adutor, que à partida estaria controlado, mas ressenti-me um pouco. Não quero que isso seja encarado como uma desculpa. Apenas não estive bem e não correspondi àquilo que estava a valer", explicou a atleta.
"Não estava a entrar na corrida, não me senti muito bem, para além de ter sentido um incómodo de uma dor que me apareceu no fim de semana passado, numa virilha. Não estava nos meus dias, não me senti bem durante a corrida e acabei por desistir", disse, visivelmente emocionada.
Jéssica Augusto esclareceu que o calor não teve influência na sua desistência. "Eu não desisti pelo calor, não foi o motivo que me levou a desistir. Não senti o calor, aliás tínhamos muitos pontos de abastecimento, com água e esponjas, que davam para contrariar o calor", referiu.