O SC Rio Tinto compete em todos os escalões de formação e conta com 124 atletas femininas.
Corpo do artigo
Ao caminharmos pelo grande corredor das instalações do campo sintético do SC Rio Tinto, no concelho de Gondomar, encontramos, ao fundo, o balneário feminino. "Trabalho, esforço, entrega, ambição e amizade" são algumas das palavras espalhadas, em cartazes. Para as atletas, é dentro destas quatro paredes que se começam a ganhar os jogos.
Esta caminhada no futebol feminino começou em 2019 por intermédio do professor André Queirós. A sugestão foi acolhida pelo presidente Jorge Pina que deu o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto. Hoje, Joel Alves é o líder do SC Rio Tinto e considera que a aposta no desporto feminino "tem sido um sucesso" e que, neste momento, já é "uma grande bandeira do clube".
Inicialmente o clube começou por aceitar jogadoras no contexto de academia, formando-se equipas mistas. Para o presidente, a formação "é a maior responsabilidade que tem", não só pela componente desportiva mas também por questões de ordem social. São mais de 300 os atletas que integram os escalões de formação do clube, mas quase metade (124 atletas) representam as equipas femininas.
Lara Carvalho foi uma das primeiras atletas do clube, tem 13 anos e joga pela equipa de sub-15. O pai, Vítor Carvalho, confessa que no início estava reticente quanto à ideia da filha jogar futebol. Com o tempo habituou-se e não se poupa em enumerar as vantagens da prática da modalidade para a filha: "O futebol trás convivência entre elas no balneário e fá-las crescer." E, por isso, é agora um dos impulsionadores "para que cada vez haja mais praticantes de futebol feminino".
O clube tomou a decisão de colocar equipas femininas a competir em campeonatos masculinos, tornando assim possível que as atletas pratiquem futebol de 11. Isto é possível até ao escalão de sub-15, a partir daí as equipas femininas já não podem a participar em provas mistas. O SC Rio Tinto também criou uma equipa sénior jovem para que as jogadoras tenham a oportunidade de experimentar outro tipo de desafios.
O presidente Joel Alves sente que "é um orgulho ter tantos meninos e meninas a jogar no clube" e o crescimento do projeto feminino é um dos grandes objetivos.
Bilhete de Identidade
Nome: SC Rio Tinto
Fundação: 01/07/1923
Atletas na formação: 320
Os Atletas
Gabriela Pereira, 8 anos
"Comecei a jogar futebol na escola com os meus amigos e como gostava resolvi vir para um clube. Tenho gostado muito de jogar no SC Rio Tinto"
Gabriela Machado, 11 anos
"Comecei a jogar este ano. Sempre gostei de jogar futebol na escola e como muitos colegas jogavam no SC Rio Tinto resolvi experimentar"
Leonor Granja, 15 anos
"Apesar do SC Rio Tinto ser um clube pequeno, somos unidas e conseguimos fazê-lo crescer juntas. Quero ser jogadora de futebol"