A seleção portuguesa feminina de futebol foi, esta segunda-feira, alvo de um controlo antidoping inopinado por parte da FIFA, realizado no Waipuna Hotel & Conference Centre, o hotel onde as 'navegadoras' estão instaladas em Auckland, na Nova Zelândia.
Corpo do artigo
A equipa da FIFA controlou 10 jogadoras lusas, por sorteio, numa ação que se iniciou após o almoço das atletas e terminou cerca das 16 horas locais (5 horas em Lisboa).
O procedimento é habitual em fases finais de grandes competições.
A seleção das 'quinas' só tomou conhecimento do controlo antidoping à chegada à unidade hoteleira, depois do treino matinal de hoje, acabando por anular uma visita prevista ao jardim zoológico de Auckland para toda a comitiva.
Portugal prossegue a preparação para o Mundial2023 na terça-feira, com um treino previsto para as 10.30 horas locais (23.30 horas de segunda-feira em Lisboa), estando o horário ainda por confirmar.
Portugal tem estreia no Mundial marcada para dentro de seis dias, no domingo, pelas 19.30 horas locais (8.30 horas em Lisboa), em Dunedin, face aos Países Baixos, as atuais vice-campeãs mundiais, em encontro da primeira jornada do Grupo E.
Depois do embate com as neerlandesas, a seleção lusa enfrenta o também estreante Vietname, em Hamilton, em 27 de julho, pelas 19.30 horas locais (8.30 horas em Lisboa), fechando o Grupo E face aos Estados Unidos, as vencedoras dos últimos dois Mundiais, em Auckland, em 1 de agosto, pelas 19 horas locais (8 horas).
A prova arranca na quinta-feira, pelas 19 horas locais (8 horas em Lisboa), com o jogo entre a anfitriã Nova Zelândia e a Noruega, que se defrontam no Eden Park, em Auckland, em embate da ronda inaugural do Grupo A.
A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.