A seleção portuguesa de futebol caiu para fora do "top-10" do "ranking" da FIFA, depois de quatro anos de permanência. O "ranking" coloca Portugal no 11º lugar, numa lista que continua a ser liderada por Espanha.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa caiu quatro lugares no "top-10" da FIFA, depois de ter derrotado a Irlanda do Norte (4-2), ter empatado com a Holanda (1-1) e ter perdido com o Brasil (3-1). Em 11º lugar na nova atualização do "ranking", Portugal encontra-se na sua posição mais baixa desde que, em setembro de 2009, ocupou o 17.º posto da hierarquia.
Espanha, a campeã mundial e europeia, continua no primeiro lugar, agora seguida pela Argentina, que roubou o segundo lugar à Alemanha, agora na terceira posição.
No "ranking" destaca-se a Bélgica, que subiu do décimo lugar para o sexto e o Uruguai, que se encontrava na 12.ª posição e está agora no sétimo lugar.
A Colômbia caiu do terceiro lugar para o quinto, ultrapassada pela Itália. O Brasil, que vai receber o Mundial 2014, encontra-se à frente da Holanda e da Croácia, ao ocupar o 8º lugar.
Entre os países lusófonos, Cabo Verde caiu para o 44.º posto, numa classificação em que deveria subir para o 31.º, mas acabou por ser penalizado com uma derrota por 3-0 frente à Tunísia, ficando fora da terceira fase da zona africana de apuramento para o Mundial 2014, por utilização irregular de Fernando Varela.
Angola subiu nove posições e é 89.ª, seguida por Moçambique (116.ª), São Tomé Príncipe (163.º), Guiné-Bissau (180.º) e Timor-Leste (182.º).
A 17 de outubro, a FIFA vai fazer uma nova atualização, já depois dos derradeiros encontros das várias zonas de qualificação para o Mundial 2014.