Vitórias no Jamor e na Supertaça darão aos dragões o comando nos troféus ganhos em Portugal nas últimas cinco épocas, que ainda pertence ao Sporting
Corpo do artigo
A final da Taça de Portugal é uma grande oportunidade para os dragões chegarem à dobradinha, mas poderá valer outro registo importante à equipa portista: em caso de vitória no Jamor, o F. C. Porto iguala o Sporting no número de troféus ganhos nos últimos cinco anos, ou seja, desde que Sérgio Conceição assumiu o leme azul e branco.
Nesse cenário, a liderança nos títulos desde 2017/18 passará a ser do F. C. Porto no início da próxima época, se os dragões ganharem também a Supertaça, de novo diante do Tondela, num jogo agendado para 31 de julho, em Aveiro.
Para já, desde a chegada de Conceição ao banco portista, o Sporting está na frente em troféus conquistados, com sete (uma Liga, uma Taça de Portugal, quatro Taças da Liga e uma Supertaça). O F. C. Porto soma seis (três Ligas, uma Taça de Portugal e duas Supertaças), o Benfica venceu três (uma Liga e duas Supertaças) e o Braga arrecadou dois (uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga).
Fora dos quatro principais clubes lusos, apenas o Aves conseguiu um troféu nos últimos cinco anos, quando ergueu a Taça de Portugal, em 2018.
De olho no palmarés
Ganhar a final de depois de amanhã com o Tondela permitirá ainda ao F. C. Porto passar o Sporting em vitórias na Taça de Portugal (ambos os clubes têm 17) e aproximar-se do Benfica na lista de troféus oficiais que constam do palmarés dos dois emblemas. Neste momento, as águias somam 83 títulos e os dragões 80, mas, se vierem a conquistar a Taça e a Supertaça, ficarão a apenas um de igualar o grande rival da Luz.