O português Simão Morgado venceu este domingo a sua série nos 50 metros mariposa, mas falhou o acesso às meias-finais no primeiro dia de natação pura dos Mundiais, que estão a decorrer em Barcelona.
Corpo do artigo
O nadador do Amadora até melhorou a sua marca de entrada (24,30 segundos), ao nadar a distância em 24,20, que foi apenas o 31.º melhor tempo das eliminatórias.
"Foi bom, melhor do que esperava. Fiquei a um centésimo da minha melhor marca pessoal sem fato", disse o nadador português, citado no sítio oficial da Federação Portuguesa de Natação.
A próxima prova de Simão Morgado vão ser os 100 metros mariposa (sexta-feira) e o atleta luso admite que lhe vão "custar os últimos 50 metros", mas que está "confiante depois do tempo obtido nos 50", considerando que está "a subir de forma".
Também Carlos Almeida falhou a qualificação para as meias-finais, ao ser 24.º nas eliminatórias dos 100 metros bruços, com 1.01,01 minutos, melhorando o seu recorde nacional.
Nos 200 metros estilos femininos, Victoria Kaminskaya foi 30.ª nas eliminatórias, com um tempo de 2.17,21 minutos, uma marca superior à do mínimo de qualificação (2.15,47).
"Fiquei aquém do que esperava. Quebrei muito no último percurso a 'crawl'. Senti-me um pouco nervosa no início e parecia que estava a 'subir' a piscina. Como se trata do meu primeiro Mundial, creio que acabou por ser uma prestação mais ou menos nesta distância dos 200 estilos", afirmou a nadadora, garantindo que pretende "treinar bem durante a semana" e "fazer melhor nos 400 estilos".