
Slimani marcou os dois golos do "clássico"
Filipe Amorim / Global Imagens
Dois golos do avançado argelino garantiram o triunfo dos leões frente ao F. C. Porto e a equipa de Jorge Jesus recuperou a liderança isolada do campeonato, agora com dois pontos de vantagem sobre os dragões.
Depois de um início equilibrado, as bancadas de Alvalade festejaram aos 27 minutos: livre de Jefferson da esquerda e Slimani, sem qualquer oposição, a atirar para o primeiro golo da noite. Pouco depois, Adrien Silva tentou de longe, mas Casillas negou a festa do médio leonino.
A melhor oportunidade do F. C. Porto em todo o encontro aconteceu à passagem da meia hora, quando Danilo isolou Aboubakar, mas o ponta de lança camaronês perdeu o duelo individual com Rui Patrício. Até ao intervalo, mais um lance de perigo, mas João Mário cabeceou ao lado.
Esperava-se uma reação forte dos dragões na segunda parte e a verdade é que a equipa de Julen Lopetegui teve mais posse de bola, mas não conseguiu traduzir isso em oportunidades. Pelo contrário: com o resultado a favor, o Sporting apostou no erro adversário e colheu os frutos.
Aos 64 minutos, João Mário ofereceu o segundo a Slimani, mas o argelino, de cabeça, acertou em cheio na barra e, na recarga, Ruiz ofereceu uma grande defesa a Casillas.
O desfecho foi o mesmo com um remate de longe de Adrien (70), que foi devolvido pelo poste da baliza, com tudo a ficar decidido aos 85 minutos: grande passe de Bryan Ruiz a isolar Slimani e o ponta de lança a assinar o 2-0 final.
O "clássico" contou com 49382 espetadores nas bancadas, naquela que foi a maior assistência de sempre em jogos oficiais disputados no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
O recorde anunciado pelo Sporting supera o registado em 8 de fevereiro de 2015, quando os "leões" empataram 1-1 no dérbi com o Benfica, igualmente em jogo do campeonato, então presenciado por 49076 espetadores.
