Sérgio Conceição já utilizou dez quartetos defensivos diferentes em 16 jornadas, mas a equipa portista mantém a consistência e tem uma das melhores defesas da Europa
Corpo do artigo
A equipa portista passou a ter, após a jornada do fim de semana passado, a melhor defesa da liga portuguesa e o registo de 11 golos sofridos em 16 jogos coloca-a entre as menos batidas da Europa. Nos cinco principais campeonatos europeus (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha), só o Barcelona encaixou menos (seis golos sofridos em 16 partidas da liga espanhola), sendo que o Newcastle também sofreu 11, em 15 jogos da Premier League.
O bom rendimento defensivo dos portistas tem sido conseguido apesar das inúmeras mudanças levadas a cabo por Sérgio Conceição no setor recuado. Nas 16 jornadas realizadas até agora, o técnico apresentou dez versões diferentes da linha defensiva, mantendo-se o guarda-redes Diogo Costa como único titular absoluto.
O F. C. Porto começou o campeonato com um quarteto formado por João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu, mas, após o desaire com o Rio Ave (3-1), à quarta ronda, as alterações foram constantes, tanto por opção, como devido a lesões de vários jogadores, entre os quais o capitão Pepe e o lateral-esquerdo Zaidu.
Nas nove jornadas seguintes, os dragões apresentaram oito linhas diferentes no setor defensivo: Pepê, Rodrigo Conceição e João Mário alternaram na lateral direita; Zaidu e Wendell jogaram na esquerda; Pepe, Fábio Cardoso, David Carmo e Marcano foram rodando no eixo. Nos últimos três jogos, Conceição voltou a estabilizar a defesa, apostando sempre no quarteto formado por João Mário, Fábio, Marcano e Wendell.
O jogador mais vezes titular da defesa é Fábio Cardoso (10 jogos), seguindo-se Marcano (nove) e João Mário (oito), numa equipa a que apenas oito dos adversários do campeonato conseguiram marcar até agora, numa altura em que falta uma jornada para terminar a primeira volta, na qual os portistas vão jogar a Guimarães.
A única equipa que fez mais de um golo ao F. C. Porto foi o Rio Ave (três), enquanto Marítimo, Estoril, Braga, Benfica, Santa Clara, Boavista, Arouca e Famalicão marcaram um, num total de 11 que, ainda assim, chegou para tirar 12 pontos aos dragões.