Vitória no duelo minhoto com o Gil Vicente coloca o Braga a seis pontos do líder Benfica, que defronta na Luz dentro de três semanas.
Corpo do artigo
O Braga somou a terceira vitória seguida no campeonato (a quinta nas últimas seis jornadas, mais o empate caseiro com o F. C. Porto) e, em duas rondas, passou de estar a 12 pontos do líder Benfica para apenas seis, aproveitando as duas derrotas seguidas dos encarnados. O discurso dos responsáveis bracarenses não vai mudar, tal como Artur Jorge confirmou no final, na sala de imprensa, mas na prática são três as equipas a disputar o título, com o Braga a jogar no Estádio da Luz daqui a três jornadas.
Neste duelo com o Gil Vicente, a vitória arsenalista chegou pelos pés do capitão Ricardo Horta, com um belo golo após assistência de Bruma, que coroou uma exibição a dois tempos dos arsenalistas, boa no primeiro tempo e apagada no segundo. O Gil Vicente, que agudizou o mau momento (três derrotas e dois empates nas últimas cinco jornadas), só nos últimos 20 minutos foi incisivo a atacar, depois de ter passado muito tempo a trocar a bola em zonas demasiado recuadas.
Na parte final, já depois de Banza ter ficado perto do segundo golo, a equipa de Barcelos empurrou os bracarenses e até marcou, por Fran Navarro, mas o avançado espanhol estava em fora-de-jogo e viu o golo anulado pelo VAR, tal como já tinha sucedido num lance logo no início do jogo.
A primeira parte foi quase sempre de sinal mais da equipa da casa, empurrada para a frente por uma das melhores assistências da época - só ultrapassada pelas receções a F. C. Porto, Benfica e V. Guimarães. Antes e depois do golo, Abel Ruiz e André Horta puseram o guarda-redes Andrew à prova, e numa das ocasiões foi o defesa Carraça a salvar os gilistas quase em cima da linha de baliza.
No segundo tempo, a equipa de Barcelos subiu de rendimento, mas antes do ataque final à baliza de Matheus foi Banza a estar perto do segundo golo, salvo por uma grande defesa de Andrew. Pouco depois, Kevin obrigou o dono das redes do Braga a uma defesa atenta e Fran Navarro gelou a Pedreira. O golo foi anulado por 15 centímetros, Artur Jorge respirou de alívio e o sonho de António Salvador ganhou fôlego.