Em 2011/12, Braga, F. C. Porto e Benfica lutavam, pelo título, a seis rondas do fim. Agora, o duplo desaire das águias reagrupou-os.
Corpo do artigo
Havia 11 anos que, a seis jornadas do final da Liga, as três equipas ocupantes do pódio não se encontravam tão próximas, na luta pelo título.
A ordem classificativa não é a mesma de agora, mas Braga (58 pontos), F.C. Porto (57) e Benfica (56) estavam igualmente na corrida ao cetro de 2011/12, tendo no fim os dragões levado a melhor.
Numa prova então com 16 equipas, os empates do Benfica em Olhão (0-0) e do F.C. Porto em Paços de Ferreira (1-1) lançaram o Braga, que bateu em casa a Académica (2-1), para a liderança. Mas os minhotos, na altura orientados por Leonardo Jardim, só somaram quatro pontos nos últimos seis jogos e caíram para terceiro, a 13 pontos dos portistas, então orientados por Vítor Pereira. Os dragões revalidaram o título, com 75 pontos, mais seis do que as águias, de Jorge Jesus e que acabaram em segundo.
Agora, o duplo desaire do Benfica (F.C. Porto e Chaves), em duas jornadas seguidas da Liga 2022/23, reabriu a discussão do título. Os encarnados continuam na frente e são os únicos que dependem só de si para chegarem ao título, mas a vantagem para o segundo (F.C. Porto) desceu de 10 para quatro pontos. O Braga, que se encontra em terceiro, também aproveitou os deslizes das águias e juntou-se à corrida. Está a seis pontos do líder e ainda terá de o visitar (31.ª jornada).
Três equipas no pódio separadas por seis pontos, a seis jornadas do final da Liga, já se viu que não é frequente. Por exemplo, na época passada, após 28 rondas, o F.C. Porto liderava com seis pontos de avanço em relação ao Sporting, mas mais 15 sobre o Benfica, que era terceiro. Os portistas fecharam a prova com 91 pontos, à frente de Sporting (85) e Benfica (74).
Neste intervalo de 11 anos e a seis jornadas do fim, além do título ter fugido de mãos do líder em 2011/12 (Braga para o F.C. Porto),´as águias deixaram escapar duas lideranças, ambas para os dragões (2012/13 e 2017/18).