F. C. Porto em vantagem na corrida para a final da Taça de Portugal depois de vencer por 2-1 em Alvalade. Sarabia marcou primeiro, Taremi (que segunda parte!) e Evanilson deram a volta
Corpo do artigo
Duas partes bem distintas jogaram-se ontem em Alvalade, num clássico em que o F. C. Porto bateu o Sporting por 2-1, ficando assim na dianteira na luta pelo acesso à final da Taça de Portugal, podendo até perder no Dragão (por 0-1) para se apurar. Os azuis e brancos precisaram de estar a perder, com um golo de Sarabia, a abrir a segunda parte, para demonstrarem vontade de ganhar o jogo. Os golos de Taremi, de grande penalidade, e Evanilson, espaçados por cinco minutos, consumaram a reviravolta.
14642811
A primeira metade pouca ou nenhuma história teve, depois de não se ter jogado nos primeiros minutos, fruto do arremesso de material pirotécnico por parte dos adeptos do Sporting para o relvado, com duas equipas muito encaixadas, com medo de arriscar, como acontece por vezes na primeira mão destas eliminatórias. Ainda assim, o Sporting acabou por ter o ascendente na partida e podia ter chegado a vencer ao intervalo, tivesse tido Matheus Nunes mais pontaria na baliza, aos 20 minutos, ou se Sarabia tem acertado na bola a um cruzamento de Nuno Santos.
A segunda parte parecia trazer as mesmas linhas condutoras da primeira, com nova paragem pelos mesmo motivos, mas do fumo surgiu o primeiro golo da partida, num lance ensaiado que Sarabia concluiu em (mais um) golaço. Mas o estrondo do golo leonino acordou o F.C. Porto, que reagiu da melhor maneira. Os azuis e brancos deixaram a atitude passiva que haviam apresentado até então e começaram a procurar, finalmente, a baliza adversária e nas duas primeiras grandes oportunidades viraram o jogo. Primeiro Taremi, de grande penalidade. Depois foi Evanilson, num lance de envolvência genial do ataque portista, onde o iraniano proporcionou uma assistência deliciosa para o brasileiro. Amorim tentou mexer, mas as entradas de Marcus Edwards e Slimani nada acrescentaram. O primeiro round sorriu aos dragões, que seguem em vantagem para o segundo assalto.
Análise
Positivo: Taremi foi do 8 ao 80, assinalando uma segunda parte de luxo depois de um primeiro tempo medonho. Mbemba foi um porto seguro atrás e Marchesín salvou a vitória já nos descontos.
Negativo: Paulinho nunca se encontrou no jogo, andou sempre longe do golo e nunca foi uma real ameaça à baliza portista. Marcus Edwards entrou ao intervalo para mexer no jogo mas tarda em afirmar-se.
Árbitro: Dúvidas no lance sobre Paulinho, que seria fora da área e na área sobre Pepê. Boa decisão na grande penalidade sobre Evanilson. Seguro na maioria das decisões.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/74970/m/11765/jn/517fb7a3ec6c8035e6153b5dd5d6cf69?autostart=false