O médio japonês Hidemasa Morita marcou dois dos cinco golos, na goleada, na noite desta quarta-feira, do Sporting ao Braga (5-0), para o campeonato. Quatro dias após a derrota dos leões frente ao F. C. Porto, os leões como que renasceram, muito por culpa do virtuosismo do craque do sol nascente.
Corpo do artigo
Pela primeira vez desde que ingressou no Sporting, Hidemasa Morita assinou um "bis", que corresponderam aos dois primeiros golos da equipa leonina, na nova goleada (5-0) da formação de Ruben Amorim, frente ao Sporting de Braga, desta vez para a Liga, após em dezembro terem ganhado pela mesma margem, para a Taça da Liga.
Quatro dias após a derrota dos leões frente ao F.C. Porto, na final da Taça da Liga, já sem Pedro Porro, que foi transferido para o Tottenham, e sem Paulinho, castigado devido a ter sido expulso no jogo com os dragões, o Sporting aplicou nova chapa cinco aos guerreiros do Minho, com Morita a assumir o papel de protagonista, no mais recente êxito.
O médio japonês exibiu frente aos minhotos uma veia goleadora inédita: além dos atributos futebolísticos que se lhe reconhecem, evidenciou-se ao desfazer o nulo, num remate de primeira, marcando depois um segundo golo, após assistência de calcanhar de Chermiti.
Morita, que saiu pouco depois da hora de jogo, ainda espreitou o hat-trick, mas já assegurara o melhor desempenho, em meia época nos leões e na própria carreira, dado que nunca marcara dois tentos num só encontro.
O talento do médio nipónico, habitual em lances em que precisa de guardar a bola, a forma precisa como executa muitos dos passes ou mesmo o mérito como sabe posicionar-se na ocupação de espaços tem dado frutos nos leões e amenizado uma época que não está a corresponder aos desejos sportinguistas.
Morita consegue ainda, de leão ao peito, ser uma espécie de talismã, dado que sempre que marca, a equipa ganha! Foi assim, na receção ao Gil Vicente (3-1), em que fez um golo e uma assistência, na visita ao Santa Clara (2-1), em que marcou um tento, e em casa, com o Vitória de Guimarães (3-0), com mais um golo na conta pessoal, registo que, com a produção frente aos bracarenses subiu para cinco golos e resultou em mais um triunfo.
Apesar de ser médio centro Morita tem conseguido destacar-se na concretização, ao ponto de ser o quinto melhor marcador da equipa, só atrás de Pedro Gonçalves (12 golos), Paulinho (11), Edwards (10) e Nuno Santos (seis).
Morita, que tem 27 anos, assinou por quatro épocas pelo Sporting, em julho do ano passado, após se ter destacado no Santa Clara, onde jogou durante duas temporadas. A cláusula de rescisão deste jogador foi fixada em 45 milhões de euros, sendo que o "Transfermarkt", portal especializado em mercado de futebol, considera que o valor de mercado do médio leonino é sete milhões de euros.
O futebolista do Sporting tem 21 internacionalizações e dois golos pela seleção do Japão, tendo estado no Mundial 2022, disputado recentemente no Catar, onde cumulou 285 minutos de utilização, em três jogos. A estreia ocorreu em 2018, então com 23 anos.