Triunfo do Sporting de Braga sobre o Boavista dá pódio na Liga e abre aos minhotos a janela da Champions.
Corpo do artigo
Vencer no próximo sábado (18 horas), no Bessa, frente ao Boavista, em jogo da 33.ª jornada da Liga, será sinónimo de terceiro lugar garantido para os arsenalistas. A posição permite jogar a terceira pré-eliminatória da Champions.
Embora matematicamente ainda seja possível ficar em segundo (teria de vencer os dois jogos finais e o F. C. Porto não pontuar), segurar o terceiro posto é um objetivo mais realista para a equipa de Artur Jorge, que soma mais quatro pontos do que o Sporting, que é quarto. Vencer no Bessa garante esse objetivo e a entrada nos cofres da SAD, a curto prazo, de 4,18 milhões de euros. Como se chega a este valor? Se o Braga cair no primeiro duelo europeu de 2022/23 encaixa 550 mil euros e será desviado para a fase de grupos da Liga Europa, recebendo mais 3,63 milhões. Se cair no play-off da Champions arrecada cinco milhões e vai na mesma para a Liga Europa. Já se entrar na fase de grupos da prova milionária, o encaixe inicial é de 15,64 milhões.
Tormena, Borja, Castro e Al Musrati, quarteto que falhou o jogo com o Santa Clara (5-3), devido a lesões, encontra-se em dúvida para o Bessa.
Para além do pódio, o Braga poderá celebrar no sábado o recorde de pontos na Liga (tem 74 pontos, falta-lhe um para igualar). Já igualou o máximo de vitórias (24) e está a três golos do melhor registo na Liga (74). Tudo obtido em 2017/18, com Abel Ferreira.