Sporting de Braga vence campeonato nacional de juniores com ajuda do F. C. Porto
O Sporting de Braga conquistou hoje o campeonato nacional de juniores pela segunda vez na sua história, 37 anos depois, ao empatar em Leiria (2-2) e beneficiar do desaire do Benfica face ao F. C. Porto (1-2).
Corpo do artigo
A formação "encarnada", finalista da UEFA Youth League, partiu para a 14.ª e última jornada da fase final na frente, face à vantagem no confronto direto sobre os "arsenalistas", mas não conseguiu segurar a liderança, falhando a revalidação do título.
O conjunto bracarense só tinha triunfado uma vez no campeonato nacional de juniores, em 1976/77, num "ranking" que continua a ser liderado pelo Benfica, com 23 títulos.
Os bracarenses iniciaram o jogo a todo o gás, procurando a vitória sobre o Leiria, mas atentos ao que se passava no Porto, à espera do resultado do Benfica, com quem partiram em igualdade pontual para a 14.ª e derradeira jornada.
Apesar disso, foi a União de Leiria a ter oportunidade para marcar primeiro, no minuto inicial, num livre de Miguel Miguel que Tiago Sá defendeu bem para canto.
Foi o mote para uns intensos 45 minutos, recheados de oportunidades, sobretudo para um Braga muito decidido e com Gil Dias em grande destaque no flanco direito.
Contudo, numa das raras subidas da equipa de Tiago Vicente, a União de Leiria conquistou dois cantos. No segundo, Rui Rodrigues apontou para a área e Madruga desviou com o sucesso para o fundo da baliza.
A perder, o Sporting de Braga lançou-se para a frente e Gil Dias e Fred tiveram nos pés a igualdade, que surgiu aos 38 minutos, num cruzamento de Samate, a que Fred correspondeu com um cabeceamento fortíssimo.
O domínio do Sporting de Braga manteve-se intenso, obrigando a União de Leiria a defender durante longos períodos.
Paulo, Samate e Fred desperdiçaram boas ocasiões, mas o Braga mostrou-se sempre muito perdulário à frente da baliza do Leiria.
Aos 70 minutos, com a notícia do segundo golo do FC Porto frente ao Benfica, os adeptos minhotos animaram-se. Dentro de campo, os jogadores do Braga mais experientes pediam tranquilidade.
Com o título mais perto, o Braga desacelerou e a União de Leiria conseguiu finalmente respirar um pouco.
Sentindo a sua equipa menos pressionante, a dez minutos do fim Pedro Duarte arriscou e passou a jogar só com três defesas.
A alteração colocou mais jogadores na frente e libertou Gil Dias, muito apagado na segunda parte.
Dessa forma, o extremo do Braga encontrou espaço para uma arrancada aos 85 minutos, do lado esquerdo, passando por dois defesas e rematando em arco, para um grande golo.
Os jogadores do Braga fizeram grande festa no relvado, mas, três minutos depois, a União de Leiria fez o 2-2, num buraco defensivo aproveitado por David Gonzalez para bater Tiago Sá.
Com o Porto - Benfica atrasado, jogadores e adeptos aguardaram alguns minutos no centro do campo, até que chegou a notícia: a derrota dos benfiquistas garantiu o título de juniores ao Sporting de Braga.