O Sporting emitiu, esta segunda-feira, um comunicado no qual considerou "irregular" o golo que deu o empate (2-2) ao Benfica em Alvalade e insistiu na divulgação dos áudios do VAR.
Corpo do artigo
16396180
O dérbi entre Sporting e Benfica continua a dar que falar. Esta tarde, o clube de Alvalade emitiu um comunicado no qual criticou a equipa de arbitragem, nomeadamente o VAR, por ter validado o segundo golo do Benfica, marcado já nos descontos e que acabou por ditar o empate (2-2). Na nota, os leões falam em "erro técnico do VAR" e vincam que a única forma de a arbitragem ser mais "qualificada" é com a divulgação dos áudios do videoárbitro.
"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD volta a reforçar a necessidade de serem conhecidos os áudios entre o VAR e as equipas de arbitragem. O jogo de ontem, frente ao SL Benfica, ficou marcado por uma decisão no final da partida onde a unanimidade da crítica afirmou que o golo do empate do adversário é irregular por bloqueio de um jogador encarnado em fora de jogo ao capitão leonino. Há, claramente, um erro técnico do VAR que não aplicou as leis de jogo, impedindo que a nossa equipa conquistasse os três pontos (...) A única forma de conseguirmos ter em Portugal uma arbitragem mais qualificada e profissional é trilharmos um caminho pela transparência, onde seja conhecido o racional de decisões que afetam os clubes e a classificação final. Serem conhecidos os áudios do VAR é certamente um passo correto e de extrema importância nesse sentido", pode ler-se, garantindo que tal crítica não é qualquer desculpa para a época do Sporting, que assegurou o quarto lugar do campeonato.
"Sabemos que esta foi uma época aquém das expectativas e não queremos, de forma alguma, desculpar o facto de não termos conseguido alcançar os nossos objetivos. No entanto, existem decisões erradas e sem explicação racional que são prejudiciais para nosso futebol e neste caso em concreto falsearam a verdade desportiva do jogo", concluiu.
Sporting e Benfica empataram (2-2), este domingo, em Alvalade em jogo da 33.ª jornada da Liga. Trincão, Diomande, Aursnes e João Neves marcaram os golos do encontro. Campeão nacional vai ser definido na última jornada. Com este resultado, a equipa de Alvalade garantiu o quarto lugar, "entregando" o terceiro ao Braga, que assegurou um lugar na terceira pré-eliminatória da Champions. Já o Benfica parte para a última jornada, na qual vai defrontar o Santa Clara, com dois pontos de vantagem sobre o F. C. Porto, que contabiliza 82, depois de no sábado ter vencido o Famalicão (4-2).