A equipa de Ruben Amorim empatou (1-1) no terreno do Tottenham e ficou a um ponto de garantir, pela segunda época consecutiva, o apuramento para os oitavos de final da Champions. Dentro de uma semana, os leões recebem o Eintracht Frankfurt que, esta quarta-feira, venceu o Marselha.
Corpo do artigo
Os leões chegaram a esta quinta jornada da fase de grupos na ressaca de duas derrotas consecutivas frente ao Marselha - após outros tantos triunfos ante Eintracht e Tottenham -, mas apesar de estar pressionado isso não se notou em campo.
Com Coates e Paulinho de regresso, a equipa de Ruben Amorim entrou muito determinada em Londres e, aos 22 minutos, festejou um golo de uma cara bem conhecida dos Spurs. Frente à equipa onde fez a formação, Marcus Edwards assinou um slalom de grande qualidade e, ainda fora da área, rematou de pé esquerdo sem hipóteses para Hugo Lloris.
O Tottenham também teve chances na primeira parte, com Adán a superiorizar-se a Harry Kane e, já no segundo tempo, o guarda-redes espanhol dos leões voltou a brilhar. Eric Dier, que teve alguns anos na formação leonina, fez um grande remate à meia volta, mas Adán voltou a brilhar.
O cenário repetiu-se algumas vezes, mas o Sporting também nunca deixou de procurar a baliza adversária e até teve duas oportunidades de ouro para ampliar a vantagem. Nazinho, lançado para o lugar de Nuno Santos, isolou-se aos 76m, mas permitiu a defesa de Lloris.
Menos de um minuto depois, o guarda-redes francês fez uma grande defesa a remate de Pedro Porro, com a bola a sobrar para Nazinho que, com a baliza completamente deserta, atirou ao lado.
O castigo não demorou a chegar. Aos 80, após pontapé de canto, Bentancur saltou mais alto que toda a gente e aproveitou uma saída precipitada de Adán para fazer, de cabeça, o 1-1. O Tottenham ameaçou dar a volta ao marcador - Adán voltou a brilhar -, o Sporting também não deixou de ameaçar, mas o encontro acabou com muita polémica.
No último dos cinco minutos de compensação dados pelo árbitro, Harry Kane marcou para o Tottenham, mas depois de uma longa revisão por parte do VAR o lance foi anulado por fora de jogo e a partida terminou mesmo empatada.
Agora, na derradeira ronda desta fase de grupos, o Marselha recebe o Tottenham, enquanto o Sporting joga em casa com o Eintracht, sendo que todas as equipas têm possibilidades de chegar aos oitavos da Champions, rumar à Liga Europa ou ficar de fora das competições europeias.