Terminados os jogos da 29.ª jornada da Liga de futebol, à exceção do F. C. Porto-Benfica, o Paços de Ferreira já festeja o inédito apuramento para a Liga dos Campeões. O Sporting já não tem hipóteses de ir à Liga Europa.
Corpo do artigo
Apesar de ter empatado em Coimbra (1-1), o Paços garantiu matematicamente o terceiro lugar do campeonato, pois o Braga foi derrotado em casa pelo Nacional (1-3). Os pacenses passam a ter mais cinco pontos do que os bracarenses, pelo que a corrida aos milhões sorriu aos castores.
Em Alvalade, o Sporting derrotou o Olhanense, por 1-0, mas a vitória do Estoril sobre o Beira-Mar (2-1) acabou com as esperanças dos leões quanto a um eventual apuramento para a Liga Europa. Os estorilistas estão agora no quinto lugar, com três pontos de avanço sobre o Sporting, mas com vantagem no confronto direto. A única equipa que pode ultrapassar o Estoril nesta luta europeia é o Rio Ave, que venceu o Gil Vicente (2-1).
Na fuga aos dois lugares de despromoção, a Académica salvou-se graças ao empate com o Paços de Ferreira, mas há ainda cinco equipas em perigo: V. Setúbal (26 pontos), Gil Vicente (25), Moreirense (24), Olhanense (24) e Beira-Mar (23).
O Moreirense derrotou o V. Setúbal (2-1) e deixou a última posição, beneficiando dos desaires do Olhanense em Alvalade e do Beira-Mar no Estoril. O Gil Vicente também ficou em risco, ao perder em Vila do Conde.