A possibilidade de o Novo Banco não aceitar, em assembleia geral da SAD do Sporting a realizar esta tarde, o prolongamento por mais dez anos das VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis), pode fazer o clube de Alvalade perder controlo da sociedade desportiva que gere o futebol.
Corpo do artigo
A SAD liderada por Bruno de Carvalho pretende a extensão do prazo dos títulos "Valores Sporting 2010" - num total de 55 milhões de euros - até 2026, mas, segundo apurou o JN, esta solução pode mesmo não avançar, o que implicaria a conversão dos títulos em ações, perdendo o Sporting o controlo da SAD.
O JN, entretanto, soube que o Novo Banco vai aguardar pela decisão que sair desta assembleia geral. Se o Sporting pedir, como é intenção da SAD, uma prorrogação do prazo, a entidade terá de avaliar a proposta em termos de prazo e de condições financeiras de forma a poder tomar uma decisão racional.
Além do Novo Banco, também o BCP tem obrigações convertíveis da SAD do Sporting que vencem no próximo dia 17 de janeiro.