Benfica e Braga defrontam-se em Lisboa, num jogo que pode clarificar o campeonato ou baralhar as contas. Águias defendem liderança e procuram primeira vitória da época sobre a equipa minhota, que vive um grande momento.
Corpo do artigo
As decisões da corrida ao título vão aquecer as últimas quatro jornadas do campeonato, com Benfica, F. C. Porto e Braga em busca do cetro, sendo que o jogo de hoje entre águias e minhotos, em Lisboa, poderá trazer luz à classificação, em caso de vitória benfiquista, ou baralhar as contas, se acontecer um empate ou um triunfo bracarense. Os dragões só poderão capitalizar o resultado deste duelo caso ganhem depois de amanhã em Arouca, no fecho da 31.ª ronda.
No terceiro jogo desta época com o Braga, o Benfica procura a primeira vitória. Nos dois anteriores, foi a equipa de Artur Jorge a levar a melhor, tanto na primeira volta (3-0), na "pedreira", como no embate da Taça de Portugal, ganho aos penáltis pelos arsenalistas após um empate no final do prolongamento (1-1).
Depois de um período difícil, em que perderam o clássico com o F. C. Porto e também em Chaves, para além de terem dito adeus à Champions, as águias ganharam oxigénio com os triunfos sobre Estoril e Gil Vicente. O teste de hoje adivinha-se, no entanto, complicado, pois o Braga vive um grande momento, atestado pelas cinco vitórias seguidas nos últimos jogos.
Com quatro pontos de avanço sobre o F. C. Porto e seis sobre o adversário de hoje, o Benfica está em posição privilegiada e ainda pode perder um jogo sem que isso signifique deixar fugir o primeiro lugar. A almofada da equipa de Roger Schmidt não permite, no entanto, total conforto, pois a agenda inclui um dérbi em Alvalade, na 33.ª jornada. Se vencer o Braga, até poderá perder com o Sporting, sabendo que será sempre campeão se ganhar no Algarve ao Portimonense, na 32.ª jornada, e em casa ao Santa Clara, na 34.ª.
Contas para fazer
Muito atento ao que se vai passar hoje na Luz, o F. C. Porto precisa de ganhar as partidas que lhe faltam (Arouca, Casa Pia, Famalicão e V. Guimarães) e que as águias percam cinco pontos até ao fim do campeonato. Dois empates do Benfica, mesmo conjugados com quatro triunfos dos azuis e brancos, não deverão ser suficientes para a equipa de Sérgio Conceição revalidar o título, pois o critério de desempate a aplicar entre os dois clubes será a diferença entre golos marcados e sofridos, que neste momento dá larga vantagem às águias.
Para realizar o sonho de um título inédito, o Braga tem um caminho ainda mais duro, pois precisa de ganhar na Luz e nas três jornadas seguintes (Santa Clara, Boavista e Paços), que o Benfica seja derrotado noutro jogo e que o F. C. Porto também perca pontos.
Além do título, há o segundo lugar para decidir, sinónimo de acesso direto à Champions. A sete pontos do Braga, o Sporting ainda aspira ao terceiro posto, que vale presença nas pré-eliminatórias da liga milionária, mas precisa que a equipa minhota perca um jogo e empate mais dois.