O australiano Casey Stoner (Honda) conquistou este domingo a terceira vitória e segunda consecutiva na classe de MotoGP, ao ganhar o Grande Prémio da Catalunha, quinta prova do Mundial de motociclismo, no circuito de Montmeló, em Barcelona
Corpo do artigo
Na "casa" de Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão em título, Stoner dominou de início ao fim e, na classificação geral, colocou-se a escassos sete pontos do catalão, que terminou a corrida em segundo, a 2,403 segundos do vencedor.
Por seu lado, o americano Ben Spies (Yahama) conseguiu a melhor classificação da época, ao terminar no terceiro posto, a 4,291 segundos do piloto australiano, depois de dois sextos lugares.
O italiano Marco Simoncelli (Honda) partiu da "pole", mas já não chegou à primeira curta na frente e ficou-se pelo sexto lugar, imediatamente atrás dos seus compatriotas Andrea Dovizioso (Honda), quarto, e Valentino Rossi (Ducati), quinto.
Na classe de Moto 2, o alemão Stefan Bradl (Kalex) somou o terceiro triunfo em cinco corridas, ao superiorizar-se aos anfitriões Marc Marquez (Suter), segundo, a 4,141 segundos, e Aleix Espargaro (Pons Kalex), terceiro, a 8,409.
Como esta vitória, Bradl reforçou a liderança no campeonato, somando agora mais 43 pontos do que o italiano Simone Corsi (FTR), que terminou em quarto na Catalunha, a 10,331 segundos do germânico.
A corrida ficou também marcada, pela negativa, pela grave queda do espanhol Julian Simon (Suter), que fraturou a tíbia e o perónio da perna direita, depois de ter sido abalroado pelo turco Kenan Sofuoglu (Suter), na 15.ª volta.
Nos 125 cc, o português Miguel Oliveira (Aprilia) ficou-se pela primeira volta, devido a uma queda, que lhe custou uma "fratura no pulso", de acordo com o sítio oficial da prova.
O espanhol Nicolas Terol (Aprilia) somou o quarto triunfo em cinco corridas, desta vez beneficiando da penalização de 20 segundos aplicada ao francês Johann Zarco (Derbi), o primeiro a cortar a meta, devido a uma manobra perigosa.
Terol foi secundado pelo compatriota Maverick Viñales (Aprilia), que gastou mais 10,356 segundos, e o alemão Jonas Folger (Aprilia), a 15,260. Por seu lado, Zarco caiu para o sexto lugar.
No campeonato, o espanhol aumentou ainda mais a sua vantagem sobre o segundo classificado, o alemão Sandro Cortese (Aprilia), quarto em Barcelona: passou de 36 para 48 pontos (120 contra 72).
O Mundial de motociclismo prossegue com o Grande Prémio da Grã-Bretanha, marcado para 12 de Junho, no circuito de Silverstone.