A selecção portuguesa de futebol de sub-20 perdeu, sexta-feira, no último ensaio para o Mundial da categoria, frente ao Panamá, por 2-0, em jogo da terceira e última jornada da Copa Presidente de La Republica - Ricardo Martinelli.
Corpo do artigo
Os golos da formação anfitriã foram apontados por Francisco Vence, aos 27 minutos, e Cecilio Waterman, aos 75, e afastaram a equipa das "quinas" da luta pela conquista do troféu, ganho pelo México, com os mesmos cinco pontos da selecção do Panamá mas com mais golos marcados, depois de golear a Nigéria, por 4-1.
Após o empate a dois golos com o México e a vitória frente à Nigéria por 2-0, a falta de eficácia relegou a selecção portuguesa para o terceiro lugar do torneio panamense, que antecede o campeonato do Mundo, que vai ser disputado de 29 de Julho a 20 de Agosto, na Colômbia.
"Foi um golo muito fortuito, enfim, são coisas que acontecem no futebol. A equipa jogou bem na primeira parte, dominou o jogo, teve três ocasiões de golo, mas não conseguiu concretizar, e fomos para o intervalo com um resultado tremendamente injusto. No entanto, tínhamos muita esperança de inverter esse resultado na segunda parte", afirmou o seleccionador português de sub-20, Ilídio Vale, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.
Para o técnico, Portugal "entrou diferente para pior" na segunda parte, permitindo que o Panamá jogasse em contra-ataque, registando ansiedade e nervosismo entre os jogadores lusos.
"Não jogamos com a mesma inteligência do que na primeira parte", reconheceu Ilídio Vale, ressalvando que esta "foi a primeira derrota da época" e esperando que "seja a primeira e a única".
Apesar de não ter conseguido vencer o torneio, o seleccionador disse sair "satisfeito" pelo crescimento da equipa, "que está mais competitiva, mais inteligente e capaz", para "começar o Mundial na sua plenitude".
"O importante é sairmos do Panamá mais fortes e, sobretudo, ambientados ao clima", disse o defesa central Tiago Ferreira.
Este sábado, a equipa das "quinas" viaja do Panamá até Cali, na Colômbia, onde disputará os três jogos do Grupo B do Mundial2011, frente a Uruguai (30 de Julho), Camarões (2 de Agosto) e Nova Zelândia (5 de Agosto).