Cerca de 400 atletas vão participar num programa recheado de atividades, que se desdobra até outubro, reunindo jovens promissores e os melhores surfistas lusos.
Corpo do artigo
A sétima edição do "Porto&Matosinhos Wave Series" arranca já este fim de semana, nas praias das duas cidades, com um programa recheado de atividades e provas, que vai reunir mais de 400 atletas, entre os quais os melhores praticantes nacionais. O evento, organizado pela Onda Pura Surf Center em colaboração com as Câmaras dos dois municípios vizinhos, desdobra-se em iniciativas até outubro, tendo início este sábado e domingo, com a 5.ª etapa do Circuito Regional de Surf do Norte, onde vão competir jovens entre os 14 e os 18 anos.
"É fundamental que as camadas de formação possam competir em eventos de qualidade, de forma a evoluírem e completarem o bom trabalho feito nos clubes e associações", disse, ao JN, Marcelo Martins, responsável pela organização.
Um dos destaques no cartaz acontece nos dias 23, 24 e 25 deste mês, com a realização da 2.ª etapa nacional da Liga Meo Surf, que vai reunir os melhores atletas lusos da modalidade, alguns a competir também nos circuitos internacionais.
Nos últimos dois anos, devido à pandemia, o evento teve algumas restrições, mas para esta edição regressa com força redobrada. "Agora que as medidas aliviaram bastante, facilita-nos a tarefa. Continuamos a ter um plano de contingência, mas conseguimos recuperar, por exemplo, a etapa do circuito de Long Board, que esteve parado", concluiu Marcelo Martins, destacando, também, a segunda etapa do Rip Curl Grom Search, em junho, um dos eventos "com maior tradição na modalidade".