Duas semanas e meia depois do escaldante jogo no Dragão, marcado por cinco expulsões, médio leonino e defesa portista terminam castigo preventivo. Palhinha cumpre o último dos três jogos de castigo e Marchesín reentra nas opções de Sérgio Conceição.
Corpo do artigo
Leões e dragões começam a definir, quarta-feira (20.45 horas), o futuro na prova-rainha do futebol português, com Alvalade a receber a primeira mão das meias-finais. É o reencontro entre os dois clubes, 15 dias depois do duelo do campeonato, quer ficou marcado por cenas muito feias após o final do encontro e que ditaram a expulsão de quatro jogadores - dois de cada clube -, além do vermelho visto pelo central do Sporting Coates, a meio da segunda parte.
A gigante confusão no relvado do Dragão valeu cartões vermelhos diretos a Marchesín, Pepe (do F. C. Porto), Tabata e Palhinha (do Sporting), sendo que nos casos do capitão dos dragões e do médio brasileiro leonino foi aplicada uma suspensão preventiva, uma vez que, alegadamente, terão agredido os dirigentes Hugo Viana e Luís Gonçalves, respetivamente. A suspensão provisória não pode, segundo os regulamentos da Liga, por mais de dois jogos oficiais de qualquer competição a contar da data de expulsão, se não for preferida decisão final no procedimento disciplinar.
Segundo confirmou o JN, o caso ainda se encontra sob análise da Comissão de Instrutores da Liga que, depois, o remeterá para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol. Ou seja, o CD ainda não recebeu os documentos, pelo que Pepe e Tabata poderão ir a jogo, caso Sérgio Conceição e Ruben Amorim assim o entendam. Marchesín também pode voltar aos convocados portistas, já que o guarda-redes argentino foi punido com dois jogos, por, segundo o relatório do árbitro, "pontaperar um adversário praticando um ato de conduta violenta". Já Palhinha vai ver o jogo da bancada, uma vez que apanhou três jogos de castigo por causa de uma "agressão a um adversário com uma estalada", precisamente a Marchesín.
Mais três atletas de regresso
Além destes casos, o clássico de amanhã tem mais três regressos agendados. O sportinguista Sarabia falhou o duelo com o Marítimo, por acumulação de amarelos, tal como o dragão Uribe, que completou a segunda série de admoestações frente ao Moreirense, encontro em que Grujic foi expulso. Os dois médios falharam o Gil Vicente e estão de volta à ação.
O pleno de ausências de Pote
O terceiro clássico entre Sporting e F. C. Porto de 2021/22 volta a não contar com o melhor marcador do último campeonato. Depois de ter falhado os dois jogos do campeonato (1-1 em Alvalade e 2-2 no Dragão), Pedro Gonçalves também não entra nas contas da Taça de Portugal, voltando a desfalcar a equipa de Ruben Amorim, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Além do avançado, o treinador leonino também não vai poder contar com Zouhair Feddal. O central marroquino ainda está a recuperar de um traumatismo no joelho e é baixa confirmada.