Mais de metade dos jogos tiveram menos de 500 adeptos. Números são semelhantes à primeira jornada de 2021/22
Corpo do artigo
Arrancou na passada quinta-feira a edição 2022/23 da Taça da Liga, que este ano, face à paragem do campeonato para a realização do Mundial, terá a primeira fase realizada durante a prova de seleções no Catar. Ainda assim, e com a primeira jornada ainda a decorrer, os números de adeptos nos relvados não têm sido animadores.
Até hoje, em que se joga o Vizela-Chaves (20.45 horas, Sport TV), foram jogados os primeiros onze encontros e apenas o duelo entre Estrela da Amadora e Benfica viu o número de espetadores ultrapassar a marca de mil, estando presentes 6899 adeptos no Municipal de Leiria, que ocuparam 34,29% da lotação. Em mais de metade dos jogos estiveram menos de 500 pessoas nas bancadas. Estas onze partidas contaram em média com 989 espetadores por jogo, tendo também contribuído negativamente o Leixões-Oliveirense, realizado à porta fechada. O Arouca-Feirense foi o segundo melhor encontro até ao momento da competição, com 821 adeptos presentes e uma percentagem de ocupação de 16,93%.
Até ao final da jornada, ainda assim, entram em ação, em casa, F. C. Porto, Sporting e Braga, o que devem elevar os números apresentados. Além disso, a verdade é que a primeira jornada da fase de grupos da temporada passada, na qual não estiveram presentes os três grandes do futebol nacional, registou uma assistência média inferior - 946,5 espectadores nos quatro jogos disputados.
Na época anterior, com um formato bastante distinto, em que a fase de grupos era composta apenas por 12 equipas, divididas por três grupos, a Taça da Liga contou com uma assistência média de 4891,3 espectadores por jornada. Na "final four", disputada em Leiria, a média foi de 7438, sendo que assistiram à final, na qual o Sporting bateu (2-1) o Benfica, 20622 pessoas.