Danny Namaso, Marsà e Draxler são três exemplos de jogadores dos grandes que estão a aproveitar a competição para ganharem espaço nas opções de Conceição, Amorim e Schmidt.
Corpo do artigo
Com o Mundial a caminhar para o fim, mas ainda a mais de duas semanas do reinício da Liga portuguesa, F. C. Porto, Benfica e Sporting vão continuar a ter na Taça da Liga o escape competitivo para uma paragem inédita a meio da época. Nos jogos realizados até agora pelos três grandes nesta prova, houve jogadores que aproveitaram as ausências de outros para mostrarem serviço aos respetivos treinadores, num sinal de que poderão ser armas a ter em conta nos plantéis de dragões, águias e leões durante a segunda metade da temporada.
No F. C. Porto, Danny Namaso esteve em destaque na visita da passada quinta-feira a Chaves, com dois golos que valeram o triunfo à equipa azul e branca. O avançado inglês já tinha entrado bem no jogo anterior, diante do Mafra, no qual foi lançado após o intervalo com os portistas em desvantagem (0-2) e foi importante na recuperação até ao empate. Com vários jogadores de fora por lesão e outros ausentes devido à presença no Catar, Sérgio Conceição não tem alargado a utilização a jovens da equipa B.
No Benfica, Julian Draxler também procura espaço e a Taça da Liga está a servir para acumular minutos que lhe permitam ganhar o ritmo perdido por demasiada intermitência nos últimos meses, com lesões à mistura. O internacional alemão alinhou na segunda parte do jogo com o Estrela da Amadora e marcou o golo que selou a vitória benfiquista (3-2) e a seguir foi titular diante do Penafiel, com 69 minutos em campo. Nos dois jogos, Roger Schmidt utilizou uma mescla de jogadores habitualmente titulares com outros que são quase sempre suplentes, destacando-se a forma como Chiquinho e Musa têm mostrado ser alternativas com bom rendimento em campo.
No Sporting, o central Marsà está a provar que pode ser uma alternativa viável para a defesa a três que Ruben Amorim adotou nos últimos anos. O espanhol, de apenas 20 anos, foi titular nas duas partidas que os leões realizaram na Taça da Liga, frente a Farense e Rio Ave, ajudando a equipa de Alvalade a conseguir dois triunfos claros, sem sofrer golos (6-0 e 2-0). Nestas partidas, Amorim também apostou em Dário Essugo como titular e deu minutos a outro jovem, o médio-ofensivo Mateus Fernandes, que aproveitou para se estrear a marcar, na goleada ao Farense.
Restam Otamendi e Enzo Fernández em ação no Mundial
F. C. Porto, Benfica e Sporting tiveram 16 jogadores convocados para o Mundial, mas neste momento apenas os benfiquistas Otamendi e Enzo Fernández continuam em ação no Catar, graças à chegada da Argentina às meias-finais. Com a eliminação de Portugal, o plantel das águias será reforçado nos próximos dias por António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos, enquanto o dos dragões receberá de volta Diogo Costa, Pepe e Otávio. Nos leões, Coates, Ugarte, Morita e Fatawu já estão de regresso a Alcochete.
À Margem
Apuramentos para confirmar
Com um jogo por disputar nos respetivos grupos, F. C. Porto, Benfica e Sporting ainda não estão nos quartos de final da Taça da Liga. Os dragões precisam de bater o Vizela, embora o empate também possa servir, se o Mafra não ganhar ao Chaves. As águias têm de ganhar ao Moreirense, enquanto aos leões basta um ponto diante do Marítimo.
Braga e Boavista já qualificados
Nos oito grupos da Taça da Liga, só dois já têm o primeiro classificado definido: Braga, no Grupo D, e Boavista, no Grupo F, já amealharam pontos suficientes para passarem aos "quartos".