Luis Díaz e Darwin Núñez chegam ao primeiro encontro da época entre dragões e águias com o pé muito quente. Ambos marcaram na última jornada da Liga.
Corpo do artigo
O primeiro F. C. Porto-Benfica da época, marcado para depois de amanhã (20.45 horas, TVI), a contar para os oitavos de final da prova rainha, vai colocar frente a frente dois goleadores a atravessar um grande momento de forma. No lado dos azuis e brancos, Luis Díaz tem sido a grande figura em 2021/22 e já leva 14 golos em todas as competições, sendo o principal desequilibrador da equipa orientada por Sérgio Conceição. Do lado dos encarnados, Darwin Núñez vive o melhor momento da carreira com 18 golos, superando o registo da época passada (14).
Apesar de ambos serem goleadores, Luis Díaz tem mais participação na produção ofensiva do que Darwin. Por jogo, o colombiano do F. C. Porto faz, em média, 1,62 passes para finalização, mais do que os 0,86 do uruguaio. A nível do drible, consegue ser bem sucedido em 62% das ocasiões, enquanto que o rival sul-americano é eficaz em 51% das vezes. Curiosamente, ambos têm três assistências.
"Luis Díaz é muito assertivo na tomada de decisão. Faz tudo bem, dribla quando tem de driblar, acelera quando tem de acelerar, isto associado às capacidades que sempre teve de velocidade e acelerar o jogo. Melhorou muito na eficácia em frente à baliza", explicou Sérgio Vieira, ex-treinador do Farense, ao JN. Relativamente a Darwin Núñez, referiu que "apesar de não ser tão exímio a nível técnico" como Díaz, a "estatura física ajuda-o, tanto como avançado móvel ou de referência". O dianteiro tem 1,87 metros de altura.
O uruguaio marca um golo a cada 71 minutos, enquanto o colombiano precisa de 131 minutos para fazer as redes balançar. Até ao momento, Díaz tem uma média de 0,61 golos por jogo e Darwin de 0,86. O avançado das águias tem estado mais eficaz frente à baliza e o perfil móvel beneficia a ideia de Jorge Jesus. Em média, faz mais remates à baliza por jogo (1,14) do que Díaz (1,06).
Sérgio Vieira acredita que os dois craques podem ser determinantes no clássico, mas isso depende do rumo que o jogo tiver. "Há jogos entre F. C. Porto e Benfica muito táticos, mais fechados, com poucas oportunidades, e nesse sentido o Luis Díaz pode quebrar esse encaixe por ser um jogador que precisa de pouco espaço para desequilibrar. Já o Darwin, a capacidade de segurar bola nas zonas laterais e de dar velocidade nas transições, caso o jogo esteja mais aberto, pode ser mais determinante para o Benfica", adianta o treinador.
Os dois avançados sul-americanos estão numa das melhores fases da temporada e prometem animar o clássico com mais golos e momentos eletrizantes. Na última jornada, o colombiano fez um golo e uma assistência, Darwin marcou dois golos.
Por dentro
Fábio Veríssimo apita o jogo
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Fábio Veríssimo, da A. F. Leiria, para apitar o clássico de depois de amanhã. Os auxiliares serão Pedro Mota e Pedro Martins. Gustavo Correia é o quarto árbitro e Luís Godinho ficará no VAR.
Dragão com tendas para testes
Haverá dez tendas perto do Estádio do Dragão de testagem à covid-19. Seis na Alameda, duas junto ao museu e duas por baixo do viaduto. Todas abrem às 20 horas. Amanhã, o horário será das 9 horas à meia- noite e no dia de jogo das 9 horas às 21.45 horas.