Taça do Rei lança final de época traumático ou épico para o Barcelona e o Real Madrid
Real Madrid procura a salvação e evitar acabar 2024/25 sem troféus, enquanto o Barcelona tem que ganhar para manter vivo o triplete.
Corpo do artigo
Apesar de tudo, esta ainda pode ser uma época aceitável para o Real Madrid. A eliminação na Liga dos Campeões, perante o Arsenal, nos quartos de final, acendeu os alarmes no Santiago Bernabéu e até colocou em causa a permanência de Carlo Ancelotti no clube, mas os “merengues” ainda estão em condições de revalidar o título de campeão e conquistar a Taça do Rei. O problema é que para isso acontecer estão obrigados a derrotar o Barcelona em dois jogos quase consecutivos, o primeiro já esta noite, às 21 horas, em Sevilha, e o Barça também está dependente, embora não tanto como o rival, destes dois clássicos para fazer de 2024/25 uma das temporadas mais impressionantes na história do futebol.
A final da Taça de hoje – duas semanas antes do duelo da 35.ª jornada da La Liga – aparenta aparecer numa altura mais propícia ao sucesso do Barcelona. Líder do campeonato e nas meias-finais da Champions, os “culés” chegam à reta final da época em forma, mas sabem que qualquer hipótese de conquistar um eventual triplete depende do oitavo “el clasico” numa final da Copa del Rey. Para além disso, este será o terceiro confronto entre as duas equipas nesta temporada e o desnível não podia ser mais claro: o Barcelona venceu os dois e não foi meigo: 0-4 no Bernabéu para o campeonato e 2-5 na final da Supertaça. Contratado para suceder a Xavi, Hansi Flick mudou por completo o paradigma vigente na época anterior, na qual o Barça perdeu os três duelos com o rival.
Para além disso, o Barcelona chega a esta fase com os craques Pedri, Lamine Yamal e Raphinha em grande momento (Lewandowski, lesionado, será baixa), ao contrário do Real, que terá Mbappé a meio-gás, depois de falhar os últimos jogos por lesão, Vinícius Júnior à procura de inspiração e Bellingham apagado. Ainda há dúvidas sobre a condição física de Alaba e Camavinga. Mas, “é uma final e tudo pode acontecer”, frisou Ancelotti, depois do último jogo do Real. Também a continuidade do experiente treinador italiano no Bernabéu pode estar em jogo hoje, já que esta final é a melhor oportunidade que os “merengues” têm em conquistar algum troféu esta época. Por outro lado, tal significará que o Barcelona fica sem possibilidades de alcançar o desejado “triplete”. No Estádio Olímpico de Sevilha, o que estará em jogo é mais do que uma Taça do Rei.