Mehdi Taremi chegou aos 30 golos, em todas as competições, ao serviço do F. C. Porto, na última jornada diante do Famalicão, em que apontou quatro vezes com precisão ao fundo da baliza adversária. O iraniano está a realizar a melhor época da carreira e prepara-se para quebrar um enguiço dos dragões que dura há oito anos.
Corpo do artigo
A época de Mehdi Taremi está perto de se tornar histórica para o avançado iraniano. O atacante marcou quatro golos na vitória do F. C. Porto sobre o Famalicão (4-2), sendo que três deles foram da marca de grande penalidade. Taremi já está a realizar a melhor temporada da carreira a nível de golos, mas o registo atual ainda pode se tornar mais especial.
Os quatro golos diante do Famalicão ajudaram Taremi a dar um grande salto para o topo da tabela de melhores marcadores da Liga. Aliás, desde 1941 que nenhum jogador do F. C. Porto completava um hat-trick de penálti. A última vez que algum dragão marcou três golos da marca dos onze metros foi Kodrnja, contra a Académica.
Mehdi Taremi leva assim 21 golos na Liga, mais três que Gonçalo Ramos e mais quatro que João Mário, ambos do Benfica. O iraniano tenta assim conseguir um feito que nunca conseguiu em Portugal: ser o melhor marcador da Liga. Na época de estreia no campeonato, ao serviço do Rio Ave, foi uma das grandes surpresas da campanha 2019/20, ao apontar 18 golos. Mas o registo não foi suficiente para ser o melhor marcador, uma vez que o benfiquista Carlos Vinícius também apontou 18 golos, mas em 1789 minutos, face aos 2353 minutos de Taremi.
Ser o melhor marcador será assim um objetivo de Taremi e um que terá um sabor especial para os adeptos portistas. Desde 2015 que o F. C. Porto não tem o máximo goleador da Liga: o último foi Jackson Martínez quando, há oito anos, apontou 21 golos.
Conseguindo ou não ser o melhor marcador, 2022/23 já é a melhor campanha de sempre de Mehdi Taremi. O atacante leva 30 golos e 11 assistências em todas as competições e nunca marcou tanto. Mesmo assim, esta é uma marca que ainda pode ser melhorada. Na temporada anterior, Taremi participou diretamente em 42 golos do F. C. Porto (26 golos e 16 assistências) e nunca foi tão influente. Esta época, está apenas a um golo ou assistência de igualar esse registo.