Teresa Portela assegurou esta sexta-feira a primeira final para Portugal nos Mundiais de canoagem de Moscovo, no K1 500 metros, em prova decidida por centésimos frente a uma ex-campeã do Mundo.
Corpo do artigo
A campeã olímpica dos 200 metros, a neozelandesa Lisa Carrington, cumpriu o favoritismo e ganhou com quase um segundo e meio de vantagem.
Na luta pela segunda vaga na regata das medalhas, Teresa passou os 250 metros cinco centésimos atrás da sérvia Dalma Ruzicic-Benedek, multicampeã do mundo, mas recuperou e terminou a prova em 1.48,938, 22 centésimos menos que a rival.
À tarde, Teresa Portela inicia a competição dos 200 metros, na qual também foi medalha de bronze nos Europeus da Alemanha, há um mês.
Este é o primeiro apuramento português para uma final A nos Mundiais de Moscovo, após terem falhado o objetivo Fernando Pimenta em K1 1.000, Emanuel Silva e João Ribeiro em K2 1.000 e Joana Vasconcelos, Maria Cabrita, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues em K2 500.
Esta sexta-feira, também a C1 200 de Hélder Silva principia as eliminatórias.
O K4 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva/João Ribeiro/David Fernandes, igualmente bronze nos Europeus, disputa o acesso à final, numa semifinal que se afigura bastante complicada.