A canoísta portuguesa Teresa Portela despediu-se este sábado dos Jogos Olímpicos Londres2012 com um oitavo lugar em K1 200, prova em que arrancou mal e em que foi obrigada a lutar contra as adversárias e o vento.
Corpo do artigo
"Estava realmente muito vento e foi o melhor que consegui nestas condições. Pelo facto de vir na [pista] 8 estava um pouco fora de prova. Mas, estava realmente muito vento em comparação com todas as provas que fiz e sem dúvida a mais dura", comentou a canoísta do Benfica.
Teresa Portela fez um "balanço positivo" da sua participação nos Jogos de Londres2012, conseguindo ainda um sexto lugar em K4 500 e um 11.º em K1 500, depois da estreia olímpica em Pequim2008, onde não foi além de um 14.º em K1 500.
"O balanço só pode ser positivo. Fiz um sexto lugar, um 11.º e um oitavo, mas estive sempre muito perto das melhores e, mais importante do que isso, porque os lugares dependem do momento, é estar sempre lá. E, se estivermos lá, um dia pode ser o nosso dia", disse.
A atleta de Gemeses, Esposende, de 24 anos, realçou que o desporto não é só conquistar medalhas e incentivou os jovens a enveredarem pela atividade física.
"O desporto não é só viver obcecados pelas medalhas, é também uma forma de sentir-mo-nos mais livres, de podermos testas os nossos limites. As medalhas são importantes, mas há outras coisas que devem ser valorizadas", sublinhou a canoísta, medalha de bronze nos dois últimos europeus em k1 200.
Os oito anos de mandato de Mário Santos à frente da Federação Portuguesa de Canoagem, ele que também é o Chefe da Missão portuguesa aos Jogos de Londres, também mereceram um comentário elogioso.
"Ele é sem dúvida um apaixonado pela canoagem. É fácil perceber isso e ele transmite-o muito bem, tanto pela canoagem, como pelo desporto. A canoagem deve muito a essa paixão e é visível a evolução que teve, não só pela federação, mas também pelo trabalho do Nelo, que conseguiu aqui muitas medalhas com os barcos dele, os atletas, os treinadores. Foi um grande conjunto, mas sem dúvida que esta federação demonstrou que ama a modalidade", disse.
A canoagem cotou-se até ao momento como a modalidade em maior evidência para Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres2012, com uma medalha de prata conquistada pela dupla Emanuel Silva/Fernando Pimenta e com quatro finais A em cinco possíveis e quatro diplomas.
Além do êxito da dupla masculina e dos resultados individuais de Teresa Portela, a dupla Beatriz Gomes e Joana Vasconcelos foi sexta em K2 500 e a tripulação Beatriz Gomes/Helena Rodrigues/Joana Vasconcelos e Teresa Portela ficou na sexta posição em K4 500.
Foi o melhor resultado de sempre da modalidade em Jogos Olímpicos, superando largamente o sexto lugar de José Garcia em K1 1000 nos Jogos de Barcelona1992 e de Emanuel Silva, sétimo na mesma prova em Atenas2004.