Tiago Brito crê que Portugal está pronto para chegar à final do Europeu de futsal
O ala considerou que a seleção portuguesa de futsal se encontra preparada para atingir a final do Europeu de futsal, independentemente de quem seja o adversário nas meias-finais.
Corpo do artigo
"A qualidade das outras equipas é cada vez maior, mas julgo que estamos preparados para atingir esse grande objetivo, independentemente do adversário. Nesta altura do torneio, julgo que estamos no nosso melhor momento e estamos prontos para atingir esse grande objetivo a que nos propusemos, que é estar na final", disse Tiago Brito, aos jornalistas.
Os campeões europeus e mundiais em título superaram, na segunda-feira, a estreante Finlândia, por 3-2, em encontro dos quartos de final do Campeonato da Europa de futsal, esperando agora o oponente nas 'meias', que sairá do duelo de hoje entre Espanha e Eslováquia.
"O objetivo faz com que o foco esteja sempre no jogo seguinte. É assim que encaramos toda a competição. Estamos extremamente focados e já estamos a preparar o próximo jogo. Como ainda não sabemos com quem iremos jogar, o foco está todo em nós e no que queremos fazer", apontou o jogador que alinha no Braga.
Em relação à partida dos "quartos", Tiago Brito enalteceu a competência da seleção portuguesa, mas frisou que é necessário melhorar os índices de finalização para resolver os encontros com maior tranquilidade, apontando a essa correção já nas meias-finais.
"Houve momentos em que podíamos claramente ter aumentado a vantagem e ficar mais tranquilos no jogo. Depois, sofremos com o "5x4" do adversário. Precisamos de ter alguma maturidade na questão da finalização para avolumarmos os resultados e gerir os jogos de outra forma. Ainda vamos a tempo de corrigir essa situação", referiu.
A presença de Ricardinho na Ziggo Dome, em Amesterdão, a apoiar os antigos colegas ajudou a dar confiança e alento à comitiva portuguesa, com Tiago Brito a esperar que o melhor jogador do mundo em seis ocasiões possa regressar para os próximos jogos.
"É fantástico ter o nosso "eterno" capitão connosco. A presença e a mensagem que ele passa à equipa é de grande confiança. Esperamos que, na sexta-feira, ele também consiga estar cá, pois a presença dele ajuda-nos e dá-nos confiança e alento. É o maior símbolo do futsal português e gostaríamos de contar com ele até ao final da prova", expressou.
Tiago Brito considerou ainda que mais um dia de descanso em comparação com o rival nas meias-finais "fará diferença", com Portugal a ter de "usar todos os recursos" para recuperar e aproveitar a vantagem, numa altura em que o favoritismo "não aumenta".
"Os candidatos continuam a ser os mesmos, apesar de um [Cazaquistão] ter perdido ontem [segunda-feira]. Ainda continua a haver uma série de candidatos. O nosso foco é a meia-final. Estamos focados e concentrados nisso, nada mais", reforçou o jogador.