Tiago Monteiro acusa Muller de toque que ditou abandono na segunda manga do WTCC
O piloto Tiago Monteiro disse, este domingo, que o campeão do mundo de WTCC, Yvan Muller, o obrigou a abandonar a corrida ao danificar o seu Honda Civic na entrada da subida de São Francisco, a zona lenta do circuito de Macau.
Corpo do artigo
Depois de uma primeira manga em que ficou em segundo lugar, atrás de Yvan Muller e à frente de Robert Huff, Tiago Monteiro largou, na segunda manga, do oitavo lugar da grelha, chegando à primeira curva da pista no quarto posto atrás de Huff.
"Pensei que havia alguma coisa que podia ser interessante na corrida", mas a bandeira vermelha atirou novamente os carros para a grelha devido a um acidente.
Na segunda largada da segunda manga, Tiago Monteiro voltou a sair bem e, tal como Yvan Muller, foi travado por Alex Macdowall após a curva do Lisboa, chegando o Civic de Monteiro e o Chevrolet de Muller lado a lado à curva de São Francisco.
"Eu estava no interior, deixei o máximo de espaço possível e o Yvan, não sei se bateu no muro primeiro ou logo em mim, mas arrancou-me a roda e o travão traseiro e, obviamente, danificou o meu carro", explicou o piloto português, ao sublinhar que o mesmo tipo de acidente com Yvan Muller acontece pela terceira vez, que está "zangado" e que vai voltar a falar com o vencedor do campeonato.
Para Tiago Monteiro, Muller "não precisa" de atuar assim, considerando que há respeito entre os dois como pilotos e sublinha que tais comportamentos são "guerrinhas estúpidas". "Se ele quer brincar a isso tudo bem, mas é um bocado estúpido".
Sobre o oitavo lugar no campeonato, Tiago Monteiro disse que já há muito não fazia contas a pontos, mas que apenas queria subir mais vezes ao pódio e lutar por vitórias.
Ao longo da época, o português fez cinco pódios, quatro dos quais na segunda metade do campeonato e três nas últimas três jornadas. "A segunda parte do ano foi fantástica, fizemos um bom trabalho de equipa, evoluímos muito a todos os níveis" disse ao apontar que falta sempre muito trabalho, mas também foi o primeiro ano da Honda.
Este domingo, o britânico Robert Huff (Seat Leon) venceu a segunda manga da última jornada do campeonato WTCC em Macau. O segundo lugar foi conquistado pelo espanhol Pepe Oriola, em Chevrolet Cruze, seguido pelo holandês Tom Coronel, em BMW 320 TC. Yvan Muller, o vencedor do campeonato, ficou no sexto lugar da segunda manga.
Tiago Monteiro mostrou-se realista e disse que não havia mais nada a fazer. "Mesmo que tivesse passado o Yvan Muller no arranque não iria conseguir aguentar o lugar", disse, salientando que o segundo lugar "era o melhor possível".
"Estou muito contente, a equipa estava muito satisfeita. É fantástico estes pódios todos consecutivos. Estou muito, muito contente com o meu final de época e é bom sentir esta motivação toda", acrescentou.