O piloto português Tiago Monteiro, em SEAT Leon, subiu ao terceiro lugar do pódio da segunda corrida do Mundial de Turismo no Circuito da Boavista, no Porto, ganha pelo inglês Robert Huff, em Chevrolet.
Corpo do artigo
Com o terceiro e quarto lugares obtidos nas duas provas da sexta jornada do WTCC realizadas no Porto, Tiago Monteiro recuperou o 4.º lugar no mundial de pilotos, que tinha perdido em Brno, na República Checa.
Tiago Monteiro, que tinha partido do quarto lugar da "grelha", conquistou uma posição ao beneficiar de uma penalização imposta ao italiano Stefano D'Aste, em BMW 320, por falsa partida da "pole position".
D'Aste, que contra todas as expectativas largou do primeiro lugar da "grelha", formou uma espécie de tampão aos pilotos mais rápidos, nomeadamente aos dois Chevrolet de Yvan Muller e Robert Huff.
Tanto Yvan Muller, ultrapassado já perto do final da corrida por Robert Huff, como o próprio inglês -- que dilatou a vantagem na liderança do Mundial -- conseguiram ultrapassar Stefano D'Aste, ainda antes de o italiano cumprir a penalização.
Já Tiago Monteiro, que teve o "lento" Stefano D'Aste à sua frente durante grande parte da prova, só à oitava das 11 voltas conseguiu assumir o terceiro lugar e partir em perseguição aos dois primeiros.
Stefano D'Aste, com um carro mais lento do que os Chevrolet, sentiu sempre a pressão dos perseguidores e acabou por terminar no 12.º lugar, muito por culpa da penalização, com direito a um 'pião' na última volta.
O português, depois de um quarto e um quinto lugares na última edição do Circuito da Boavista, somou na sua terra Natal o terceiro pódio da época, de um total de 15 presenças ao longo da sua carreira no WTCC.