Tiago Monteiro conseguiu hoje, domingo, um terceiro e quarto lugares nas duas corridas do Campeonato do Mundo de carros de Turismo no circuito belga de Zolder e subiu à quinta posição do mundial de pilotos.
Corpo do artigo
O piloto português chegou ao pódio na segunda corrida, depois de uma boa partida lhe ter valido um salto do quarto lugar da grelha para o terceiro posto, uma posição que manteve até ao final, apesar das investidas de Alain Menu, o quarto classificado.
"Foi uma corrida espectacular, com uma luta intensa ao longo de 13 voltas. Só que os ritmos estavam tão equilibrados que num circuito como este só um erro dos pilotos que estavam à minha frente é que permitiria ganhar mais posições", explicou Monteiro que ficou atrás de Andy Priaulx e Robert Huff.
O representante da Seat, que ao longo do fim-de-semana esteve sempre entre os três mais rápidos em pista, mostrou-se "muito satisfeito" pela prestação na etapa belga do campeonato do mundo do Campeonato do Mundo de carros de Turismo.
Além da terceira posição na segunda corrida ganha por Gabriele Tarquini, Tiago Monteiro conseguiu ainda um quarto lugar na primeira, depois de ter largado da oitava posição, uma recuperação só possível devido ao acerto do carro para o traçado belga.
"O campeonato está competitivo e é complicado prever quem terá vantagem. Mas é de assinalar que conseguimos ultrapassar o lastro máximo e, no meu caso, dar resposta aos nossos adversários mais directos," frisou Tiago.
Com este resultado, Tiago é já o segundo melhor dos pilotos Seat no WTCC e recupera a quinta posição no mundial de pilotos.
Para o português, a prestação em território belga é "motivadora": "Temos um orçamento inferior ao que tínhamos no ano passado, mas estamos a saber ultrapassar as dificuldades e fazer um carro competitivo para nos mantermos na luta pelo campeonato".
Dentro de duas semanas, o Campeonato do Mundo de carros de Turismo estará no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com a próxima ronda do Mundial de Turismos a ser disputada em Portugal.