A tocha olímpica descolou, esta quinta-feira, com sucesso do Cazaquistão, a bordo do foguetão Soyuz TMA-11M, e chegou à Estação Espacial Internacional, a três meses da chegada a Sotchi, na Rússia, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
Corpo do artigo
A tocha foi lançada para o espaço, a partir do cosmódromo russo em Baikonur, no Cazaquistão, pelas 04:14 (horário em Portugal) num foguetão tripulado pelo russo Mikhaïl Tiourine, o norte-americano Rick Mastracchio e o japonês Koichi Wataka, e chegou à Estação Espacial Internacional (EEI) às 10:31.
Dois outros cosmonautas russos já a bordo da EEI, Oleg Kotov e Sergei Ryazansky, farão uma saída para o espaço com a tocha olímpica, a partir das 14:30 de sábado.
A tocha já tinha viajado pelo espaço antes, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, mas ela nunca saiu para a termosfera, como vai acontecer desta vez.
Antes de embarcar na nave espacial que vai para a EEI, os astronautas posaram um de cada vez para a imprensa, segurando a tocha vermelha e cinza, símbolo do ideal olímpico de união das nações.
"A chama olímpica é o símbolo da paz e eu estou muito feliz de ir nesta missão", salientou o cosmonauta russo e comandante Mikhail Tyurin.
O astronauta americano Rick Mastracchio também expressou seu entusiasmo: "Estou muito feliz que possamos participar em eventos tão importantes como o trabalho na estação espacial e os Jogos Olímpicos".
Além do espaço, a tocha olímpica também passará nas profundezas do lago Baikal, na Sibéria. O símbolo do ideal olímpico já viajou, também, ao Polo Norte, numa viagem de 123 dias, que começou no dia 07 de outubro em Moscovo e terminará a 07 de fevereiro de 2014 durante a cerimónia de abertura dos Jogos.
A descolagem foi transmitida, em direto, pela NASA e pela televisão russa.
A tocha regressará dia 11 ao Cazaquistão, a bordo da nave Soyuz TMA-9M, na companhia dos astronautas Fiódor Yurchijin, Karen Nyberg, e Luca Parmitano.