Eleito o jogador da semana na Liga Europa, avançado portista mostrou serviço frente à Lazio. Plano de Conceição para o ataque ao Moreirense passa por Evanilson e Taremi.
Corpo do artigo
Toni Martínez aproveitou a oportunidade que lhe foi dada por Sérgio Conceição no jogo da primeira mão da eliminatória europeia com a Lázio, tendo sido decisivo para a vitória portista graças aos dois golos que marcou, mas a continuidade no onze azul e branco na partida de domingo em Moreira de Cónegos é um cenário pouco ou nada plausível.
14600750
O plano do técnico dos dragões para o regresso ao campeonato, principal objetivo do clube, passa por devolver Evanilson e Taremi à titularidade no ataque, depois de os ter poupado no jogo de quinta-feira (o iraniano ficou no banco e o brasileiro jogou pouco mais de 20 minutos).
Distinguido pela UEFA como o melhor jogador da semana na Liga Europa, numa eleição em que superou o colombiano Alfredo Morelos (Rangers), o albanês Berat Djimsiti (Atalanta) e o argentino Guido Rodríguez (Bétis), Martínez mostrou, no entanto, que, tal como aconteceu no ano passado, pode ser uma peça importante na parte final da época, sobretudo numa altura em que a equipa portista vai enfrentar um período de maior densidade competitiva (se passar a eliminatória com a Lazio, o F. C. Porto fará sempre três jogos por semana até à paragem para compromissos das seleções, no fim de março).
Recorde-se que, antes do duelo com a equipa romana, o avançado espanhol tinha sido titular pela última vez há cerca de dois meses (15 de dezembro), na partida da Taça da Liga com o Rio Ave. No campeonato, já não joga de início desde a quarta jornada, ainda em agosto, e tem tido uma utilização muito reduzida nos últimos meses.
Curiosamente, nas seis jornadas da fase de grupos da Champions, Martínez fez sempre parte das opções de Conceição: foi titular em Madrid e na receção ao Liverpool, antes de ser suplente utilizado nos dois embates com o Milan, em Liverpool e no jogo em casa com o Atlético.