Equipas das quinas de sub-21, sub-19 e sub-17 têm presença certa, este ano, nas fases finais dos europeus. Craques na montra entre maio e julho.
Corpo do artigo
Portugal vai participar, este ano, nas fases finais do campeonato da Europa, nos escalões de sub-21, sub-19 e sub-17. Os escalões inferiores juntam-se à já garantida passagem das "esperanças", num triplo apuramento que augura futuro risonho às cores lusitanas.
No caso dos escalões mais jovens (sub-19 e sub-17), só Espanha, Itália e Polónia imitam o percurso luso.
Os sub-21, orientados por Rui Jorge, estarão presentes em Tbillisi, Geórgia, de 21 de junho a 8 de julho, para disputar o Europeu da categoria. Dois anos depois de ter perdido a final do escalão frente à Alemanha, Portugal volta a espreitar o título, na certeza de que poderá contar com um naipe de futebolistas já com grande experiência, nas principais ligas do Velho Continente.
Atendendo a que é possível alinhar com jogadores de 23 anos, dado que a limitação da idade tem só em conta o início da fase de apuramento, Portugal poderá contar com jogadores como Pedro Neto, atualmente no Wolverhampton (Inglaterra). Fábio Silva, também vinculado a este clube inglês, mas de momento cedido ao PSV (Países Baixos), é outro futebolista de renome, tal como Fábio Vieira, do Arsenal, ou Vitinha, do Marselha, só para citar alguns exemplos.
Após uma Ronda de Elite muito positiva, também a seleção de sub-19, orientada por Joaquim Milheiro, tem presença garantida no Europeu da categoria, a disputar de 3 a 16 de julho, em Malta. É o regresso da formação das quinas às grandes decisões, alicerçada num conjunto de jogadores muito promissores, com realce para Chermiti, já com experiência na equipa principal do Sporting. Outros nomes a reter: Hugo Félix (Benfica) que é irmão de João Félix (Chelsea), Dário Essugo e Gonçalo Esteves (Sporting) e Gabriel Brás (F.C. Porto).
Os sub-17 lusos juntaram-se, entretanto, à lista de apuramento das seleções nacionais. Após uma fase de qualificação de bom nível, a equipa liderada por Filipe Ramos estará assim na Hungria, de 17 de maio a 2 de junho próximos, para lutar pelo título do escalão.
Gonçalo Ribeiro, guarda-redes de 17 anos que já tem alinhado pela equipa B do F.C. Porto, é um dos craques da equipa das quinas, a par de Gonçalo Oliveira (Benfica), Martin Fernandes (F.C. Porto) e Nuno Patrício (Braga).