A UEFA reuniu-se esta quarta-feira para aprovar o novo formato da Liga das Nações, que terá efeito a partir de setembro de 2024. A prova terá um novo formato, com mais jogos e play-offs. Qualificações europeias para o Mundial e para o Campeonato da Europa também sofrem alterações.
Corpo do artigo
O modelo contempla um novo modelo de eliminatórias a ser jogado em março, criando uma continuação com o fim da fase de grupo, em novembro. Os vencedores do grupo da liga A e os segundos classificados vão competir nuns quartos-de-final, em casa e fora, cujos vencedores passam à final four.
O terceiro classificado da liga A, os segundos e terceiros classificados da liga B e os segundos lugares da liga C vão competir num play-off de promoção/descida, em casa e fora.
Euro e Mundial também mudam
A qualificação europeia para o Campeonato da Europa ou para o Mundial vai mudar. As equipas vão ser sorteadas em 12 grupos de quatro e cinco equipas, algo que a UEFA considera ser "menos previsível e mais dinâmico".
Além disto, a Supertaça Europeia de 2023 já não vai ser disputada em Kazan, na Rússia, mas sim em Atenas, na Grécia, a 16 de agosto.