F. C. Porto e Sporting discutem hoje acesso à final da prova-rainha, com os dragões em vantagem após triunfo (2-1) em Alvalade. Jogo da Liga reacende rastilho da polémica.
Corpo do artigo
Dragões e leões discutem esta noite (20.15 horas, TVI e SportTV1) um lugar na final do Jamor e o duelo da Invicta já está envolto em polémica mesmo antes de a bola começar a rolar. Os confrontos entre dirigentes, jogadores e elementos ligados à organização do jogo no final do encontro entre as duas equipas no campeonato, a 11 de fevereiro, já ditou castigos a Pepe, Matheus Reis e Tabata, e reacendeu a troca de acusações, com os técnicos a lançarem mais algumas achas para a fogueira. O certo é que o F. C. Porto está bem encaminhado para chegar à final, depois do triunfo, por 2-1, em Alvalade, na primeira mão.
Os departamentos jurídicos dos dois clubes entraram em ação para suster as suspensões decretadas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (ver caixa), mais de dois meses depois do ardente clássico da 22.ª jornada da Liga. Os emblemas reencontraram-se no início de março, na primeira mão da Taça, e o ambiente foi bem mais tranquilo, muito embora ainda tenha surgido um momento de tensão entre Sérgio Conceição e Ruben Amorim, com o técnico do Sporting a tentar tirar satisfações após o apito final do árbitro.
Ontem, nas respetivas antevisões e mesmo sem se dirigirem especificamente um ao outro, os técnicos não deixaram de trocar galhardetes. A propósito do castigo a Pepe, Conceição pôs em causa o facto de o central ser, provavelmente, o único que vai falhar a meia-final da Taça de Portugal. "É o futebol que temos. Vou repetir frase que disse há já algum tempo: acho que não vale tudo para ganhar", referiu.
Confrontado com as declarações do homólogo portista, Ruben Amorim respondeu de pronto: "Há coisas que me dão vontade de rir, como certas pessoas dizerem que não vale tudo para ganhar. Isso e certos comunicados que também dão vontade de rir. Por isso, é melhor nem fazer mais comentários", atirou.
duplo ou triplo sucesso
Muito bem lançado para a conquista do campeonato, o F. C. Porto procura a nona dobradinha da história do clube (segunda sob o comando de Conceição), enquanto o Sporting, apenas com esperanças matemáticas de chegar ao título, vai procurar dar a volta à meia-final para, depois, tentar juntar a Taça à Supertaça e à Taça da Liga já conquistadas esta época.
PEPE
F. C. Porto apresentou providência cautelar
A SAD portista já apresentou uma providência cautelar no Tribunal Central Administrativo do Sul para tentar suspender os 23 dias de castigo aplicados a Pepe pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Porém, segundo apurou o JN, a decisão não será tomada em tempo útil para que o capitão esteja disponível esta noite e o caso segue, depois, para o Tribunal Arbitral do Desporto. Quanto a Matheus Reis e Tabata - que se deram como culpados -, integraram a comitiva do Sporting e, face ao efeito suspensivo do castigo, são opção para Ruben Amorim.