Dragões garantem 26.ª presença na prova e bónus mínimo de 39 milhões de euros. City, Liverpool, Bayern e Dortmund na lista.
Corpo do artigo
A quatro pontos de reconquistar o título perdido para o Sporting na época passada, o F. C. Porto tem, pelo menos, já garantida, a segunda posição no campeonato, que permite o acesso direto à próxima fase de grupos da Liga dos Campeões.
Para já, a par dos dragões, só há mais quatro equipas com bilhete certo na competição milionária de 2022/23. Duas são da Alemanha (Bayern Munique e Dortmund) e outras duas são inglesas (Manchester City e Liverpool).
Habitual representante português na Champions (dez presenças, nos últimos 11 anos), a equipa azul e branca tem assegurada a 26.ª participação em 31 possíveis, desde que a UEFA alterou a denominação do principal torneio europeu de clubes. Ou seja, só falhou as edições da Champions de 1994/1995, 2000/2001, 2002/2003, 2010/2011 e 2019/2020.
Em termos nacionais, as 25 participações do F. C. Porto equivalem à soma das entradas de Benfica (16) e Sporting (9). Boavista e Braga, cada qual com duas presenças, completam o histórico luso na competição.
Se se estender a análise a todo o Velho Continente, os dragões ocupam, a par do Bayern Munique, o terceiro lugar no pódio e são apenas superados por Barcelona e Real Madrid, que têm mais uma participação cada.
A entrada na próxima fase de grupos vale ao F. C. Porto cerca de 39 milhões de euros, que é o valor inicial que recebeu nesta época, sendo que, no total, arrecadou 46 milhões.
Leão em vantagem
O Sporting é o principal candidato a ocupar a segunda e última vaga automática portuguesa. A quatro jornadas do fim do campeonato, a equipa leonina tem mais seis pontos do que o Benfica e vantagem no confronto direto com as águias. Assim, os leões garantem a qualificação se somarem mais seis pontos. O terceiro, como sucedeu nesta época com os encarnados, terá de passar duas eliminatórias para se apurar.