O Sporting apurou-se, com toda a naturalidade, para os quartos de final da Taça de Portugal, após golear, em Alvalade, o Tondela, da Liga 2, por 4-0.
Corpo do artigo
A equipa leonina resolveu cedo o jogo, tendo sabido reagir bem a um primeiro aviso da equipa beirã, que viu Rui Gomes, ao minuto 9 e ainda com o marcador em branco, atirar uma bola ao poste da baliza, defendida por Franco Israel. Os leões sentiram o perigo e, num ápice, marcaram dois golos, ambos por Pedro Gonçalves, abrindo caminho a um triunfo tranquilo e inquestionável. No primeiro lance, o avançado finalizou uma jogada de insistência e a seguir deu a melhor sequência, a um cruzamento de Daniel Bragança.
Após a meia hora, Gyokeres fez o 3-0, desviando um cruzamento de Nuno Santos, tendo o mesmo avançado sueco, pouco depois do recomeço do jogo, aproveitado um mau atraso de Lucas Mezenga para aumentar a vantagem para 4-0.
Face à vantagem confortável no marcador, a equipa leonina desacelerou e privilegiou, acima de tudo, a gestão do resultado, sem grande oposição do Tondela.
Porém, o Sporting ainda sofreu uma contrariedade, com a lesão de Daniel Bragança. O médio saiu a meio da segunda parte, com um problema no tornozelo esquerdo, que o coloca em dúvida, para a visita a Chaves no sábado.
Apesar do contratempo, o jogo manteve a toada pouco emotiva até final, sendo de destacar o regresso de Coates à competição, isto numa equipa em que a grande novidade foi a estreia do defesa Rafael Pontelo (ex-Leixões), titular neste jogo.
Com cinco troféus alcançados numa carreira de técnico que vai em seis anos, a Ruben Amorim, no plano interno, falta-lhe vencer a Taça de Portugal, objetivo assumido pelo próprio e que saiu reforçado com este triunfo, dado que a equipa leonina segue para os quartos de final da prova.