"Uma coisa é a idade real e outra o que vemos em campo. O Otamendi é jovem", diz Mourinho

José Mourinho, treinador do Benfica
Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
Em antevisão, José Mourinho analisou o jogo com o Tondela, adversário na estreia para a Taça da liga, disse que vai fazer "algumas" alterações para este desafio, falou das eleições dos encarnados e deixou rasgados elogios à longevidade e compromisso de Nico Otamendi.
Corpo do artigo
José Mourinho começou por olhar para o duelo com o Tondela e frisou que o Benfica quer dar continuidade ao bom momento vivido no mais recente encontro frente ao Arouca, no passado sábado, que terminou com uma vitória expressiva das águias por 5-0.
"Taça é taça. São competições diferentes. É verdade que não estão numa posição fácil na tabela, mas, normalmente, as equipas promovidas na época seguinte até encontrar estabilidade precisam de algum tempo. Mas nós não queremos facilitar, queremos ir à Final Four. Temos este passo no nosso estádio. Ganhámos e bem no último jogo, queremos tentar dar continuidade e ganhar. Sei que temos um jogo difícil e importante em Guimarães, no sábado, mas preparamo-nos hoje com um bom treino para tentar estar amanhã num bom nível e ganhar o jogo", disse, antes de falar das palavras que teve para a gala centenária "Corriere dello Sport", por videochamada, sobre o ato eleitoral do Benfica.
"Quando saí do Fenerbahçe não estava à espera de regressar tão rapidamente. Queria, mas não estava à espera. Queria ser muito seletivo na minha escolha, tinha preparado dizer muitas vezes não, porque queria aceitar alguma coisa que sentisse que era verdadeiramente uma motivação e responsabilidade. Por isso, quando o Benfica surgiu, fui tão rápido a dizer sim. Foi a minha maneira de expressar o orgulho por ser treinador do Benfica. Aquele processo eleitoral tem tido um impacto extraordinário fora, principalmente na comunidade futebolística. Aproveitei para vincar o meu orgulho por estar aqui e, por outro, se posso ser um veículo de promoção e projeção do Benfica também o faço com o maior orgulho", garantiu.
O técnico encarnado abordou ainda a longevidade de Otamendi, que se encontra em fim de contrato: "Uma coisa é a idade real e outra é o que vemos em campo. No meu caso até no treino. Há jovens de 20 anos que são jogadores velhos. E velhos, espero que não se ofendam, de 38 ou 40, que são jovens. O Nico é jovem. Para perceberem o nível que está a nossa comunicação, disse: 'temos Guimarães e Leverkusen, o que fazemos amanhã?'. E ele disse: 'Temos Guimarães, Leverkusen e Tondela'. É um jogador importantíssimo para nós. Joga".
Quanto a uma eventual rotação para o duelo contra o Tondela, o técnico português foi curto e direto: "Poucas, algumas... Mudo alguma coisa", atirou.
O Benfica recebe o Tondela, na Luz, num jogo agendado para quarta-feira, às 20.15 horas.

