Vimaranenses estão no segundo lugar da tabela classificativa da segunda volta. Somam 13 pontos e apenas sofreram dois golos. No dérbi com o Braga somaram uma vitória importante, por 2-1.
Corpo do artigo
O V. Guimarães permanece invicto na segunda volta da Liga e já é a segunda equipa com melhor registo pontual desde a 18.ª jornada do campeonato. Com quatro vitórias, a última diante o rival Sp. Braga, e um empate, os conquistadores já somaram 13 pontos, num registo apenas ultrapassado pelo Benfica, que fez o pleno nas primeiras cinco jornadas da segunda volta.
Os números vão ao encontro dos objetivos traçados por Moreno Teixeira, logo após a 17ª jornada. O treinador determinou melhorar a pontuação da primeira volta (24 pontos) e caminha a passos largos para garantir essa meta, dado que já somou mais de metade dos pontos em apenas cinco jogos. Além disso, faltam 12 jornadas para terminar o campeonato.
A consistência defensiva também ajudou à subida de rendimento dos conquistadores. Se, no final da primeira volta, o V. Guimarães era sétimo classificado e com a sexta melhor defesa, a soma dos resultados na segunda volta permitiram recuperar lugares e pontos. Dos três que tinha de desvantagem para o quinto classificado, os vitorianos destronaram os mais diretos adversários, isolaram-se no quinto posto e têm quatro pontos de vantagem para o sexto classificado, o Arouca.
O V. Guimarães tornou-se na terceira melhor defesa da Liga, com 21 golos, num desempenho apenas superado por F. C. Porto (14) e Benfica (13). Na segunda volta, os minhotos possuem a segunda melhor defesa, com apenas dois golos sofridos. Os encarnados, que somam por vitórias os cinco jogos já disputados na segunda volta, sofreram apenas um.