Valência e AS Mónaco empataram, este sábado, 2-2, no primeiro jogo da Emirates Cup de futebol, em Londres, tendo os portugueses João Moutinho e Ricardo Carvalho, ambos dos monegascos, estado em evidência nos dois dos golos.
Corpo do artigo
João Moutinho marcou o pontapé de canto que Abdennour cabeceou certeiro para dar a vantagem aos monegascos, aos 30 minutos, enquanto Ricardo Carvalho fez um autogolo no empate 1-1, sete minutos depois.
Os outros dois golos surgiram na segunda parte: Paco Alcácer saiu do banco para marcar o 2-1 a favor do Valência, aos 70 minutos, na sequência de um cruzamento da esquerda de Cissokho.
Mas Ocampos, dez minutos depois, também vindo do banco, colocou o marcador novamente em igualdade, com um remate colocado de fora da área, que meteu a bola no canto esquerdo da baliza de Subasic.
A partida começou melhor para o Valência, que criou duas boas oportunidades de golo nos primeiros 20 minutos. A primeira, logo aos oito minutos, foi um cruzamento por Barragan no lado direito, que de Paul rematou por cima, e a segunda um cruzamento do ex-benfiquista Rodrigo, cujo remate de cabeça de Feghouli acabou nas mãos do guardião Subasic.
Aos poucos, o AS Mónaco começou a avançar no terreno e aos 23 minutos Germain rematou com perigo por cima da trave.
Sete minutos mais tarde, Aymen Abdennour fez finalmente entrar a bola no fundo da baliza do Valência, ao cabecear de forma certeira um pontapé de canto cobrado por João Moutinho.
A desvantagem trouxe um novo estímulo à equipa espanhola, que respondeu com a jogada que resultou no empate: Barragan ultrapassou Marital e cruzou na direita em direção a Rodrigo, mas, ao intercetar, Ricardo Carvalho acabou por introduzir a bola na própria baliza.
Na segunda parte, as substituições dos técnicos portugueses Nuno Espírito Santo (Valência) e Leonardo Jardim (AS Mónaco) foram eficazes, pois foi dos respetivos bancos que "saíram" os dois golos da segunda parte.
Em "branco" ficou o regressado avançado colombiano Falcão, cuja entrada em campo aos 72 minutos arrancou mais aplausos das bancadas que qualquer um dos golos.
Pelo Valência jogaram ainda dois portugueses, o também ex-benfiquista André Gomes, que chegou aos espanhóis juntamente com Rodrigo, e Ruben Vezo.
Esta é a sétima edição da Taça Emirates, que se realiza no Emirates Stadium, do Arsenal, todos os anos com equipas convidadas pelos "gunners".
Hoje, na segunda partida do dia, o clube londrino recebe o Benfica, às 16.20 horas.
No domingo, os "encarnados" enfrentam o Valência, às 14 horas, e os anfitriões disputam o jogo final com o AS Mónaco, às 16.20.