Varandas ao ataque lembra que presidentes da Federação e Liga são benfiquistas
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, alegou hoje que os líderes de Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) são benfiquistas, rebatendo acusações de que os 'leões' dominam a arbitragem.
Corpo do artigo
"O atual presidente da FPF [Pedro Proença], conhecido por todos, é benfiquista. O atual presidente da Liga [Reinaldo Teixeira], que não conhecia até à data em que se decide candidatar, eu fiz o trabalho de casa e disseram-me que era uma pessoa séria, íntegra e profissional, mas que era benfiquista", começou por afirmar o líder do conjunto bicampeão português de futebol, Frederico Varandas, aos jornalistas.
À entrada para a Assembleia Geral (AG) do Sporting, o presidente "leonino" apontou ainda para a restante direção federativa, contando com "os grandes sportinguistas Domingos Paciência e Toni", em tom de ironia, e ainda abordou o "vice" Rui Caeiro.
"Encontramos Rui Caeiro, que é de facto sportinguista, mas que tem um passado curioso. Foi um vice-presidente de Bruno de Carvalho e, por indicação dos nossos órgãos sociais, nomeadamente do Conselho Fiscal, foi proposta a sua suspensão de sócio, coisa que os sócios assim o entenderam em 70% da votação. Podemos ver, de forma simples, como é tudo 'verde' [na FPF]", voltou o presidente a ironizar.
Frederico Varandas revelou ainda o teor de uma conversa que teve recentemente com o presidente da FPF, Pedro Proença, o qual efetuou um "mapeamento" sobre as afiliações clubísticas de todos os elementos dos órgãos sociais da instituição.
"Ele também estava um pouco perplexo com a perceção que começa a ser criada. Ele fez um mapeamento das afinidades clubísticas dos órgãos sociais, e não é que 38% são afetos ao Benfica e 25% ao Sporting? Este facto não preocupa em nada o presidente do Sporting, pois o presidente do Sporting votou num projeto que conta com pessoas que considera íntegras e sérias, para que não haja nunca mais o que aconteceu nos últimos 40 anos, em que o futebol era dono de senhores", disse.
O médico e dirigente desportivo, de 46 anos, considerou que o facto de não existirem hoje senhores no futebol "está a fazer muita confusão a determinados clubes", e deixou um conselho à atual direção e outros candidatos à presidência do Benfica.
"Desde que estou aqui, já houve épocas desportivas mal conseguidas, mas nunca o presidente do Sporting se desculpou por causa da arbitragem. Há três anos, com o Sporting em quarto lugar, disse perentoriamente que a culpa foi só nossa. É esse o primeiro passo para tornar um clube vencedor e campeão. Sejam competentes e trabalhem mais, que ajuda muito mais do que escrever comunicados", concluiu.
Frederico Varandas falou à margem da AG dos 'leões', de apreciação e votação do relatório de gestão e contas do ano 2024/25, que se realiza hoje no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, antes da receção ao Sporting de Braga, a partir das 19:15, na oitava ronda da I Liga portuguesa de futebol, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.