O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou este sábado a 12.ª "pole" da temporada e vai partir domingo na frente para o Grande Prémio do Japão, em Suzuka, onde pode revalidar o título mundial de Fórmula 1.
Corpo do artigo
No que foi a 15.ª "pole position", em 15 corridas, para a Red Bull, Vettel cumpriu a melhor volta em 1.30,466 minutos, batendo o britânico Jenson Button (McLaren), segundo mais rápido, por apenas nove milésimos de segundo.
O também britânico Lewis Hamilton (McLaren) sairá da segunda linha, lado a lado com o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), enquanto o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e o australiano Mark Webber (Red Bull) partem da terceira.
"Foi uma grande qualificação para nós. Ontem (sexta-feira) danifiquei a asa (saída de pista nos treinos livres) e isso afetou-nos, mas hoje conseguimos tirar todo o rendimento do carro", afirmou Vettel.
O germânico precisa apenas de um ponto, ou que Button não ganhe a corrida, para se tornar o mais jovem piloto a conquistar dois títulos mundiais, num circuito onde venceu nos últimos dois anos, saindo da "pole".
"Não houve muita diferença entre mim e o Jenson (Button). Quero agradecer à minha equipa e à fábrica por me terem dado outra asa dianteira", disse Vettel, que, mesmo a um ponto do título, garantiu: "Vou ter de estar focado".
O britânico Jenson Button quase batia o alemão, mas ainda não conseguiu desta vez a primeira "pole" da época, depois de ter sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres.
"Ficamos sempre desapontados quando ficamos tão perto da frente, mas, por enquanto, o fim-de-semana está a correr bem e mostrámos que temos um bom conjunto", disse Button.
O Grande Prémio do Japão, 15.ª prova do Mundial de Fórmula 1, realiza-se domingo, no circuito de Suzuka.